JASSM-ER

WASHINGTON, 15 de janeiro de 2025 – O Departamento de Estado dos EUA aprovou uma possível venda militar estrangeira ao governo do Japão de mísseis Joint Air-to-Surface Standoff Missiles com Alcance Estendido (JASSM-ER) e equipamentos relacionados, com um custo estimado de US$ 39 milhões. A Agência de Cooperação em Segurança da Defesa (DSCA) notificou formalmente o Congresso sobre a possível venda hoje.

O governo japonês solicitou a compra de até 16 mísseis AGM-158B/B-2 JASSM-ER. O pacote inclui também equipamentos não pertencentes à categoria de Defesa Principal (non-MDE), como mísseis de treinamento (DATM) e contêineres, receptores de GPS antijamming para JASSM (JAGR), equipamentos de suporte, peças sobressalentes, serviços de reparo e manutenção, suporte para integração e testes, softwares classificados e não classificados, publicações técnicas, treinamento de pessoal, transporte aéreo e apoio logístico, além de estudos e pesquisas. O custo total estimado da venda é de US$ 39 milhões.

Essa venda proposta apoia os objetivos de política externa e segurança nacional dos Estados Unidos, fortalecendo a defesa de um dos principais aliados americanos, que desempenha um papel fundamental na estabilidade política e no progresso econômico da região Indo-Pacífico.

A aquisição dos mísseis JASSM-ER permitirá ao Japão melhorar sua capacidade de resposta a ameaças atuais e futuras, fornecendo sistemas avançados de ataque de longo alcance para os caças da Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF), incluindo, mas não se limitando, aos F-15J e F-35A/B. O Japão não terá dificuldades para incorporar esses sistemas às suas forças armadas.

A venda não alterará o equilíbrio militar na região. O principal contratante será a Lockheed Martin, localizada em Orlando, Flórida. Até o momento, não há informações sobre acordos de compensação (offsets) relacionados a essa venda, sendo qualquer eventual acordo negociado entre o Japão e a Lockheed Martin.

A implementação dessa venda não exigirá o envio de representantes adicionais do governo ou de contratados dos EUA ao Japão. Além disso, não haverá impacto negativo na prontidão da defesa dos EUA como resultado desta venda.

O valor total da venda foi calculado com base na quantidade máxima estimada e pode ser reduzido conforme os requisitos finais, a disponibilidade orçamentária e os acordos comerciais firmados entre as partes.

FONTE: DSCA

wpDiscuz