Força Aérea Argentina apresenta seu primeiro caça F-16
A VI Brigada Aérea da Força Aérea Argentina apresentou o primeiro exemplar do F-16 Fighting Falcon recebido da Dinamarca, após sua transferência para o país, em uma visita que contou com a presença do ministro da Defesa, Luis Petri, do chefe do Estado-Maior Conjunto, brigadeiro-general Xavier Isaac, e do chefe do Estado-Maior Geral da Força Aérea, brigadeiro Gustavo Valverde, entre outras autoridades.
A aeronave, um F-16B Block 10, embora não vá voar na Força Aérea Argentina, será utilizada para instrução em solo e foi completamente inspecionada pela Força Aérea.
Segundo informou o brigadeiro Valverde, já está definido que os 24 F-16 Block 15 que serão operados serão transferidos para o país em voo, em quatro translados de seis aeronaves cada um. No primeiro, que ocorrerá em dezembro de 2025, serão entregues quatro dos oito biplaces e dois monopostos.
Esse translado será conduzido por pilotos dinamarqueses, embora nos assentos traseiros dos biplaces voem pilotos argentinos. Para essa transferência, está sendo negociado o apoio de um avião de reabastecimento em voo, provavelmente da USAF, para algumas etapas do voo, embora também se esperem escalas intermediárias. Leia a matéria completa no site pucara.org.