Passagens baixas de um caça F-5 da Força Aérea Brasileira (FAB), em São Paulo, são comuns nos domingos aéreos, mas não costumam ocorrer em plena segunda-feira. E menos ainda com um modelo F-5FM, biposto.

Foi o que aconteceu hoje de manhã, quase às 9h30, quando o som característico de motores J85 levou vários paulistanos à janela, incluindo este editor do Poder Aéreo.

Entre uma e outra passagem baixa sobre a pista do Campo de Marte / Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP, na Zona Norte da cidade), foi possível fotografar o caça de longe, nas manobras.

Olhando as fotos na tela do celular, apesar de feitas à distância e em baixa resolução, chamou a atenção o fato desse “bicudo”, como é  carinhosamente chamado o F-5 na FAB, ter um “bico” mais longo. Ou seja, um biposto.

Conversando com outros jornalistas da área, veio a informação ainda a ser confirmada oficialmente: após passar alguns anos em reparos estruturais no PAMA-SP, finalmente chegou a hora da entrega do F-5FM 4808.

Há décadas, os caças F-5 da FAB fazem suas manutenções nível parque no PAMA-SP, e a chegada das aeronaves para esses trabalhos de grandes inspeções e reparos (IRAN, na sigla em inglês) e posterior partida se dá pela Base Aérea de São Paulo (BASP), em Cumbica / Guarulhos, com transporte por carreta entre a base e o parque.  O caça passa então por  testes em solo e primeiro voo na BASP. Tudo indica que, cumprida essa etapa, o fato do FAB 4808 voltar à ativa após vários anos sob os cuidados do PAMA-SP mereceu ser comemorado com algumas passagens baixas, nesta segunda-feira, 16 de dezembro de 2024, sobre o parque.

Nas imagens acima e abaixo, algumas das etapas da grande inspeção pela qual passou o F-5FM 4808 no PAMA-SP. As duas primeiras fotos são de 2023, onde se vê um reparo dos mais importantes e complexos estruturalmente, com a aeronave ganhando um novo “longeron” na fuselagem dianteira.

Na imagem a seguir, de setembro deste ano (2024), o caça já passava pelos testes finais do sistema hidráulico após ser remontado, com acionamento das pernas e portas do trem de pouso, uma das últimas etapas antes de seguir de carreta para a BASP e iniciar os testes para o primeiro voo após a manutenção nível parque.

O FAB 4808 foi um dos caças F-5FM retratados numa reportagem especial da revista Forças de Defesa, número 6, de 2012, sobre a conversão operacional do A-29 para o F-5M. Na ocasião, fotografamos o jato na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), como se vê nas imagens abaixo, para a matéria “F-5FM na FAB: os poucos”, assinada por mim e pelo editor-chefe Alexandre Galante.

Saiba mais sobre a manutenção dos caças F-5 da FAB e assuntos relacionados nas matérias da lista a seguir:

O início do fim dos caças F-5 da FAB

Domingo Aéreo 2023 PAMA-SP no hangar (durante a chuva)

Domingo Aéreo PAMA-SP 2024: sem Gripen, mas também sem chuva

Quando um F-5 da FAB vai para o PAMA-SP?

F-5EM: por que é ‘bicudo’, entre outros detalhes interessantes

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