Todos os partidos no parlamento sueco agora querem acelerar a compra de um novo avião de combate para substituir o JAS Gripen. Em um adendo à próxima decisão de defesa, um comitê de defesa unânime no parlamento também enfatiza a importância de proteger o conhecimento sueco.

No dia 17 de dezembro, o parlamento decidirá sobre a defesa sueca para o período de 2025-2030. Hoje, a proposta para a decisão foi finalizada no comitê de defesa do parlamento. Como todos os partidos apoiam essa proposta, é muito provável que ela se torne a decisão oficial do parlamento.

A maior parte do processo no parlamento tem seguido o caminho proposto pelo governo e coincide com as suas sugestões. No entanto, há uma diferença importante: o parlamento destacou a urgência de tomar uma decisão sobre um novo sistema de caças, considerando a situação de segurança política. Enquanto o governo propôs que isso ocorresse até 2030, o parlamento agora sugere que isso aconteça no período de 2028 até o início de 2030.

O governo já apontou três opções diferentes para um novo plano. A primeira é deixar a Saab desenvolver novamente um avião sueco. A segunda é produzir aviões de combate em cooperação com outros países e a terceira é comprar um avião estrangeiro já pronto. O Riksdag aponta particularmente para os dois primeiros e sublinha a importância de proteger o know-how sueco.

No dia 17 de dezembro, o Riksdag decidirá sobre a defesa sueca durante os anos 2025-2030.

FONTE: Dagens Nyheter

wpDiscuz