Bell conclui testes de túnel de vento para o revolucionário sistema de rotor Stop/Fold
Wichita, KS (4 de dezembro de 2024) – A Bell Textron Inc., uma empresa da Textron Inc. (NYSE: TXT), concluiu os testes em túnel de vento no National Institute for Aviation Research (NIAR) da Wichita State University, como parte do programa Speed and Runway Independent Technology (SPRINT) da DARPA. Esta fase segue os testes bem-sucedidos do sistema de rotor Stop/Fold na Holloman High Speed Test Track (HHSTT) no Novo México, realizados em 2023.
Baseando-se nos testes anteriores de dobragem do rotor, o programa de túnel de vento validou a estabilidade e o controle da aeronave durante a sequência de dobragem e desdobramento do rotor em voo. Esses dois testes críticos de redução de risco demonstram que o conceito está pronto para avançar para uma demonstração de voo no âmbito do programa SPRINT da DARPA.
“Após concluir os testes de transição do rotor dobrável na pista de alta velocidade da Base Aérea de Holloman no ano passado, estamos entusiasmados em ter finalizado esta nova fase de testes,” disse Jason Hurst, vice-presidente executivo de Engenharia da Bell. “A avançada família de sistemas Stop/Fold da Bell revolucionará a velocidade, o alcance e a sobrevivência das aeronaves de decolagem vertical, permitindo operações em ambientes contestados. Estamos animados por fazer parte de mais um marco na aviação com essa tecnologia inovadora.”
Atualmente, a Bell está na Fase 1B do programa SPRINT da DARPA. O objetivo do programa é projetar, construir e voar uma aeronave experimental (X-Plane) para demonstrar tecnologias e conceitos integrados que proporcionem uma combinação transformadora de velocidade e independência de pista para a próxima geração de plataformas de mobilidade aérea e combate.
As configurações escaláveis Stop/Fold da Bell combinam a velocidade de aeronaves a jato modernas com a independência de pista, oferecendo capacidades de última geração que transformarão os campos de batalha. Essa tecnologia permite aproveitar pistas existentes para maximizar carga útil e alcance, além de oferecer robustas capacidades de decolagem vertical, o que fortalece a estratégia de Agile Combat Employment (ACE) em quase qualquer local. Este recurso oferece uma vantagem estratégica clara, especialmente no teatro do Indo-Pacífico, que é caracterizado por pistas limitadas, grandes distâncias e um espaço aéreo contestado. Além disso, essa combinação única de capacidades é ideal para Operações Especiais, ampliando a velocidade, o alcance e a sobrevivência em missões mais desafiadoras e sensíveis.
FONTE: Bell Textron