EEAR celebra formatura de novos sargentos da Força Aérea Brasileira
A cerimônia reuniu 379 novos sargentos em uma celebração marcada por homenagens e simbolismo militar
A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP), foi palco de uma solenidade emocionante na manhã de 29/11. A cerimônia de formatura da Turma Centauro, do Curso de Formação de Sargentos (CFS), e da Turma Bartolomeu de Gusmão, do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS), foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, o qual foi recebido pelo Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Joelson Rodrigues de Carvalho.
“Vocês, jovens Especialistas, não buscaram desculpas! Enfrentaram seus medos, superaram desafios, romperam limites e mantiveram-se firmes e resolutos em direção aos seus novos propósitos. Por isso, a partir de hoje, com louvor, conquistam a honra de ostentar as tão almejadas divisas de Terceiro-Sargento da Força Aérea Brasileira”, exaltou o Comandante da Aeronáutica durante seu discurso. “Na qualidade de Comandante da nossa amada Força Aérea Brasileira, faço votos de que essa emocionante conquista, celebrada por todos nós, neste inesquecível dia, seja apenas o início de uma brilhante carreira, repleta de inúmeras realizações, enriquecedoras experiências e justos reconhecimentos pelo sempre exemplar comportamento de todos vocês nas organizações militares em que servirão ao nosso país”, ressaltou.
Os 379 novos Sargentos brasileiros, juntamente a outros 4 militares das nações amigas, sendo 2 da Bolívia, 1 do Paraguai e 1 de Moçambique, participaram de uma celebração carregada de simbolismo e tradições militares, que incluiu a passagem do estandarte da Escola, a imposição de insígnias e a entoação de cânticos militares. A cerimônia teve início com a apresentação das tropas ao Comandante da Aeronáutica, seguida por um desfile militar e a execução de marchas pela banda oficial.
Outro ponto de destaque foi a homenagem ao Patrono e ao Paraninfo das turmas, respectivamente o Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia José Barbosa de Araújo e o Major-Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga, figuras representativas da trajetória e da excelência da FAB.
O evento foi encerrado com o tradicional “fora de forma”, no qual os formandos entoaram pela última vez o grito de guerra, simbolizando a transição para suas carreiras como Sargentos da FAB.
Estiveram presentes Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, demais Oficiais-Generais, autoridades militares, nacionais e estrangeiras, civis, bem como familiares dos formandos.
Homenagem aos primeiros colocados das turmas
Dentre os momentos mais marcantes, destacaram-se as entregas das medalhas prêmio Força Aérea Brasileira e Honra ao Mérito do Ministério da Defesa, concedidos aos primeiros colocados dos cursos. A Terceiro-Sargento Judy Vitória Carneiro de Oliveira e o Terceiro-Sargento Iago Madêra Soares foram os agraciados pela excelência em suas formações, no CFS e no EAGS respectivamente. Além disso, a medalha “Eduardo Gomes Aplicação e Estudo” foi entregue aos formandos que se destacaram em suas atividades acadêmicas, reforçando a importância do mérito intelectual.
A Aluna destaque do CFS, Terceiro-Sargento Judy, destacou sua trajetória e aprendizados na EEAR. “Todo o processo como Aluna foi muito importante, tendo em vista que aprendi valores essenciais não só para a minha profissão como Sargento Controlador de Tráfego Aéreo, mas também para a minha vida pessoal. Dentre esses valores estão a disciplina, que assegurou que eu cumprisse as atividades mesmo em situações adversas; o espírito de corpo, que me mostrou a importância da camaradagem e que sozinha eu nada consigo; e a liderança, exercê-la, como primeira colocada da turma, foi essencial para inspirar a confiança da tropa no dia a dia”, disse.
“Ser o primeiro colocado é uma honra que me motiva a seguir me dedicando ainda mais, a ser um líder exemplar e a contribuir com a Força Aérea Brasileira. Esta formatura, portanto, não é o fim, mas um marco em um caminho que apenas começa”, destacou o Aluno destaque do EAGS.
FONTE: Força Aérea Brasileira