Força Aérea Colombiana recebe proposta para renovação da frota com F-5MR4 ‘Agile Tiger’ modernizados
Segundo o site Infodefensa, a Força Aeroespacial Colombiana (FAC) recebeu uma proposta para a aquisição de 18 aeronaves do modelo Northrop F-5MR4 Agile Tiger (modernizado pela Tiger Century Aircraft) com o objetivo de substituir a frota de aviões Cessna A-37B, atualmente fora de operação.
A proposta inclui:
- 18 aeronaves (de segunda mão, anteriormente pertencentes a Taiwan);
- Nove motores para reserva e reposição;
- Suporte logístico integral;
- Equipamentos de assistência em solo;
- Treinamento e capacitação de 30 pilotos no exterior, além de 20 engenheiros e 100 mecânicos especializados.
O custo total estimado da operação é de aproximadamente US$ 410 milhões, com a previsão de entrega completa das aeronaves até junho/julho de 2025. Existe ainda a possibilidade de modernizá-las para o bloco 3Q até 2028.
O fornecedor garante a integridade estrutural das células das aeronaves e dos motores, estimando uma vida útil de 20 a 25 anos, com custos de manutenção baixos e ampla disponibilidade de peças e reposições.
As aeronaves serão equipadas com radares AESA, além de sistemas IRST, RWR, HMSS e o radome do modelo F-20 Tigershark, entre outros avanços tecnológicos.
NOTA DA REDAÇÃO: A Tiger Century Aircraft foi fundada por Andrew Skow, um engenheiro aeronáutico, executivo da indústria aeroespacial e empreendedor, reconhecido com a Medalha dos Irmãos Wright por suas contribuições à engenharia aeroespacial.
Skow atuou como Engenheiro-Chefe de Aerociências no projeto do F-20 TigerShark, o primeiro avião da Northrop a atingir a velocidade Mach 2. Ele foi responsável pelo design e pelos testes de voo nas áreas de aerodinâmica, desempenho, estabilidade e controle, integração de propulsão e termodinâmica. Skow é amplamente creditado como o criador do nome “TigerShark”, dado ao F-20. Além disso, ele desenvolveu tecnologias avançadas para aerodinâmica em altos ângulos de ataque, que resultaram no design do nariz em formato de tubarão (Shark Nose) do Northrop F-5F, e foi pioneiro no desenvolvimento do Controle de Vórtices da Fuselagem Dianteira, tanto passivo quanto ativo.
Em 1983, Skow deixou a Northrop para fundar a Eidetics International, uma renomada empresa de pesquisa e engenharia aeronáutica. Sob sua liderança, a Eidetics desenvolveu várias tecnologias avançadas para melhorar a agilidade e a manobrabilidade de aeronaves de combate e de treinamento de alto desempenho, como o T-38 e o F-16. Skow e a Eidetics são amplamente conhecidos pelo desenvolvimento de métricas avançadas de agilidade (“Agility Metrics”), que expandiram e aprimoraram o trabalho pioneiro de Col. John Boyd e Tom Christy, criadores da teoria de manobrabilidade baseada em energia (Energy Maneuverability Theory).
Skow é membro da Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE) e Associado Fellow do Instituto Americano de Aeronáutica e Astronáutica (AIAA), onde presidiu o Comitê de Mecânica de Voo Atmosférico da associação.