O Ministério da Defesa da Argentina, em colaboração com a Força Aérea, iniciou os testes da bomba stand-off Dardo 3. Fotos do mecânico de aeronaves Jorge Méndez mostram a arma sendo transportada por uma aeronave de treinamento de combate IA-63 Pampa III B2 durante testes no Centro de Testes de Voo.

A Dardo 3 é oficialmente classificada como um míssil de cruzeiro, equipada com um motor a jato e asas dobráveis, permitindo que alcance distâncias de até 200 km. A bomba é baseada na Mk.82 de 227 kg de origem norte-americana, modificada com o novo motor a jato e asas dobráveis para aumentar o alcance. Possui 2,6 metros de comprimento e um diâmetro máximo de 400 mm, sendo compatível com caças leves e aeronaves de treinamento.

O sistema de guiagem da Dardo 3 inclui um sistema inercial, GPS e uma câmera infravermelha para a fase final de voo. A arma também pode ser equipada com sistemas de guiagem adicionais e diferentes ogivas, incluindo detonadores de contato remoto. A família Dardo possui várias versões, com alcances que variam de 40 km (Dardo 1) a 200 km (Dardo 3).

Além disso, a Dardo 3 pode ser integrada aos recém-adquiridos caças F-16AM do país, comprados da Dinamarca. A Argentina também requisitou equipamentos dos Estados Unidos para seus F-16s, incluindo mísseis AIM-120, bombas MK82 e diversos sistemas de controle e direcionamento.

 

FONTE: Defense Mirror

wpDiscuz