Suécia envia peças para caças Gripen à Ucrânia, mas transferência das aeronaves segue indefinida

27

A Suécia entregou componentes para os caças JAS 39 Gripen à Ucrânia, embora as aeronaves em si ainda não tenham sido transferidas. As peças fornecidas são suficientes para equipar até 14 caças, de acordo com o portal Janes.

Projetado para combate aéreo, ataques ao solo e missões de reconhecimento, o Gripen é uma plataforma altamente versátil, capaz de operar com uma ampla gama de armamentos compatíveis com a OTAN, tornando-o ideal para diferentes cenários militares.

A entrega das peças foi confirmada pelo ministro da Defesa da Suécia, Paul Jonson, em uma coletiva de imprensa em 22 de novembro, mas a transferência ocorreu anteriormente, em setembro.

Contudo, não está claro quando os caças Gripen propriamente ditos poderão ser enviados à Ucrânia. Além disso, há dúvidas se o fornecimento realmente corresponde a 14 aeronaves ou se envolve apenas um estoque de peças de reposição suficiente para esse número.

Especialistas sugerem que o número 14 pode estar relacionado a uma prática padrão de exportação sueca, já que países como Hungria e República Tcheca, que também utilizam o Gripen, operam exatamente 14 unidades desse modelo.

As negociações para a transferência dos caças Saab JAS 39 Gripen entre Ucrânia e Suécia foram confirmadas em julho por Ihor Zhovkva, vice-chefe do gabinete presidencial ucraniano. Em setembro, o ministro da Defesa da Ucrânia, Rustem Umerov, afirmou que as conversas continuam em andamento.

FONTE: Euromaidan

wpDiscuz