O estudo “Fighter Aircraft Through Life Costs” feito para a Saab pela Aviation Week Network, de maio de 2023, apresenta uma análise comparativa dos custos totais de propriedade de oito aviões de caça: Boeing F-15EX, Boeing F/A-18E/F, Lockheed Martin F-16V, Lockheed Martin F-35A, Dassault Rafale, Eurofighter Typhoon, Saab Gripen C/D e Saab Gripen E/F. O estudo visa fornecer estimativas padronizadas, utilizando uma metodologia consistente e dados de fontes públicas, para uma comparação mais precisa entre as aeronaves.

Metodologia

A análise concentra-se em três categorias principais de custos: Aquisição, Manutenção e Operações. O estudo considera um cenário hipotético de frota, com a aquisição de 100 aeronaves com uma vida útil de 37 anos e uma utilização média de 200 horas de voo por ano por aeronave, totalizando 596.000 horas de voo para a frota.

Custos ao Longo da Vida Útil

Os custos de ciclo de vida (TLC) abrangem todos os custos associados à aquisição, operação e manutenção de uma aeronave militar ao longo de sua vida útil, desde o projeto e desenvolvimento até a aposentadoria e descarte. Eles fornecem aos governos e operadores avaliações baseadas em evidências dos custos totais de propriedade associados à decisão de adquirir uma aeronave específica.

O estudo revela que os custos totais de propriedade de um caça são significativamente maiores do que o investimento inicial de aquisição. De acordo com a análise do Departamento de Defesa dos EUA, “mais de 60% dos custos das aeronaves militares são incorridos durante a fase de operação e suporte”.

  • Custo de Ciclo de Vida (CCV): Representa a totalidade dos custos associados à aquisição, operação e manutenção de um ativo militar durante todo o seu ciclo de vida, desde a concepção até o descarte.
  • Pesquisa e Desenvolvimento (P&D): Fase inicial do ciclo de vida de uma aeronave, abrangendo custos de projeto, desenvolvimento de sistemas e testes.
  • Aquisição: Fase que engloba os custos de produção da aeronave e dos equipamentos associados para sua operação.
  • Operações e Manutenção (O&M): Custos diários de operação da aeronave, incluindo pessoal, manutenção, combustível e suporte.
  • Descarte: Fase final, com custos relacionados ao descarte ambientalmente correto da aeronave.
  • Custo por Hora de Voo (CPFH): Métrica que divide o custo total de operação de uma aeronave pelo número de horas de voo.
  • Modernização: Processo de atualização de aeronaves para estender sua vida útil e aprimorar capacidades.
  • Obsolescência: Processo pelo qual um sistema ou componente se torna desatualizado e precisa ser substituído.

Comparação de Custos

O estudo fornece uma análise detalhada dos custos por aeronave, incluindo custos de aquisição, custos de manutenção por hora de voo e custos operacionais por hora de voo. Os gráficos comparativos ilustram as diferenças significativas entre as aeronaves em termos de custos totais de ciclo de vida, custos de O&M e estrutura de custos.

Custos ao Longo do Ciclo de Vida
Atualizações e Modificações
  • Melhoria de capacidade
  • Extensão do ciclo de vida
  • Gestão de obsolescência
Descarte
  • Custos ambientais
  • Remoção de peças
  • Armazenamento
Operações
  • Tripulação
  • Técnicos
  • Pessoal de apoio
  • Combustível
  • Consumíveis
  • Gestão do programa
Manutenção
  • Manutenção de aeronaves
  • Manutenção de motores
  • Manutenção de software
  • Consumíveis
  • Peças sobressalentes
  • Trabalhos de reparo
  • Suporte de engenharia
  • Publicações técnicas
  • Suporte de contratantes
Custos de Aquisição
Aquisição
  • Compra de aeronaves
  • Compra de motores
  • Compra de sistemas
  • Equipamentos de suporte
  • Peças sobressalentes iniciais
Infraestrutura
  • Bases
  • Instalações
  • Infraestrutura necessária
P&D&T (Pesquisa, Desenvolvimento e Testes)
  • Desenvolvimento de conceitos
  • Desenvolvimento de sistemas
  • Desenvolvimento de software
  • Teste e avaliação


Principais Conclusões

  • F-35A: Com o maior custo de aquisição por unidade (US$ 110,2 milhões), o F-35A apresenta o maior custo total de ciclo de vida (US$ 38,6 bilhões), impulsionado pelos altos custos de manutenção (US$ 29.283 por hora de voo).
  • Gripen C/D: O Gripen C/D destaca-se como a aeronave mais econômica, com um custo total de ciclo de vida de US$ 18,5 bilhões e custos de manutenção e operação relativamente baixos.
  • Importância da Fase de Operação e Manutenção: O estudo destaca a crescente importância da fase de Operação e Manutenção (O&M), que representa mais de 60% dos custos totais. Com o aumento da vida útil das frotas de caças, a gestão eficiente dos custos de O&M torna-se crucial para a viabilidade a longo prazo.

Limitações

É importante notar que o estudo representa uma estimativa de ordem de grandeza e exclui elementos de custo variáveis, como aquisição de armas e atualizações. Os custos reais podem variar dependendo de fatores específicos do operador.

Conclusão

O estudo “Fighter Aircraft Through Life Costs” fornece uma valiosa análise comparativa dos custos totais de propriedade de caças de combate modernos. As conclusões do estudo destacam a necessidade de uma avaliação abrangente dos custos ao longo da vida útil durante o processo de aquisição, com especial atenção aos custos de operação e manutenção. A escolha da aeronave mais adequada deve considerar não apenas o preço de compra, mas também os custos a longo prazo para garantir a sustentabilidade e a viabilidade da capacidade.

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