A aeronave Tu-214LL, após passar por substituição de componentes importados por equivalentes russos, realizou seu primeiro voo no aeródromo da Fábrica de Aviação S.P. Gorbunov, em Kazan. A informação foi divulgada por Konstantin Timofeev, diretor-gerente da Tupolev JSC, em seu canal no Telegram.

O voo, realizado com o trem de pouso recolhido, teve duração de 1 hora e 10 minutos. Durante o voo, foram realizadas verificações dos sistemas e equipamentos nacionais. Após o pouso, a tripulação da Tupolev confirmou que a missão foi concluída com sucesso.

A substituição de componentes importados afetou 15 sistemas principais e cerca de 30 sistemas secundários da aeronave. Entre os itens substituídos estão dispositivos de computação, sistemas de alerta de proximidade ao solo e de colisão no ar, além de radares de bordo. A modernização também incluiu melhorias nos sistemas de iluminação, elétrico, hidráulico e de controle integrado.

A aeronave Tu-214, com registro RA-64509, foi fabricada em Kazan em 2006 e operada pela Transaero Airlines a partir de abril de 2007. Após a falência da companhia aérea, a aeronave ficou armazenada em Kazan de outubro de 2015 até junho de 2024, quando teve sua aeronavegabilidade restaurada.

VÍDEO: Voa o primeiro Tu-214LL com componentes russos

Em 14 de junho, o avião voou pela primeira vez após anos em solo. Posteriormente, seguiu para Minsk, onde foi repintado com a identidade visual corporativa da UAC no Civil Aviation Plant No. 407. Após isso, retornou a Kazan para ser modernizado. Durante o verão, Konstantin Timofeev já havia anunciado que a aeronave seria utilizada para testes dos novos sistemas russos que substituíram os importados.

Segundo o diretor-gerente da Tupolev, os testes adicionais na Tu-214LL incluirão a verificação da interação entre os novos sistemas russos e os demais equipamentos da aeronave. “Com base nessa aeronave, continuaremos os testes de voo, a modernização e o desenvolvimento da plataforma Tu-214, incluindo a criação de uma cabine para dois tripulantes”, declarou Timofeev em seu canal no Telegram.

A UAC planeja iniciar uma linha de produção em série do Tu-214. “A linha de montagem está planejada e contratada. O objetivo é atingir a produção de 20 aeronaves por ano. Não precisamos de mais por enquanto, mas veremos no futuro, tudo é possível”, afirmou Timofeev durante uma palestra para estudantes da Universidade Nacional de Pesquisa Técnica de Kazan (KAI), no verão de 2024.

wpDiscuz