Radar AESA ES-05 Raven: Tecnologia de Ponta no caça Saab F-39E Gripen
O radar AESA (Active Electronically Scanned Array) ES-05 Raven, desenvolvido pela Leonardo, é um dos principais componentes tecnológicos que equipam o caça Saab F-39 Gripen, incluindo a versão utilizada pela Força Aérea Brasileira. Projetado para oferecer desempenho excepcional em detecção, rastreamento e engajamento de alvos, o ES-05 Raven incorpora inovações que o tornam um dos radares mais avançados da atualidade no campo da aviação militar.
Características do ES-05 Raven
O ES-05 Raven é um radar de varredura eletrônica ativa (AESA), o que significa que utiliza milhares de pequenos módulos transmissores e receptores em estado sólido, conhecidos como TRMs (Transmit/Receive Modules). Essa tecnologia permite que o radar altere rapidamente sua direção de varredura, sem necessidade de movimento mecânico completo, aumentando sua agilidade e precisão.
As principais características do radar incluem:
- Alcance estendido: Capaz de detectar alvos aéreos, terrestres e marítimos a grandes distâncias, mesmo em condições adversas.
- Capacidade multimodal: Permite executar funções de busca, rastreamento e designação de alvos simultaneamente, cobrindo diferentes tipos de ameaças.
- Baixa assinatura de detecção: Sua tecnologia reduz a probabilidade de ser detectado por radares inimigos, contribuindo para a furtividade do Gripen.
- Alta resolução no modo SAR: Oferece imagens detalhadas do terreno, auxiliando em missões de mapeamento e reconhecimento.
Tecnologia Swashplate: Um Diferencial Único
O ES-05 Raven incorpora uma característica inovadora conhecida como tecnologia swashplate. Diferentemente de radares AESA convencionais, que possuem uma antena fixa, o radar do Gripen está montado em um suporte mecânico giratório que permite que a antena seja inclinada (pivotada) em diferentes ângulos. Essa funcionalidade oferece uma série de vantagens operacionais:
- Cobertura ampliada: Com o mecanismo swashplate, o radar pode girar em até ±100 graus, proporcionando um campo de visão muito mais amplo do que o de radares AESA tradicionais.
- Flexibilidade tática: O swashplate permite que o piloto mantenha alvos em rastreamento ativo, mesmo enquanto manobra agressivamente em combates aéreos.
- Economia de energia: O movimento mecânico otimiza a necessidade de redirecionamento eletrônico da antena, reduzindo o consumo de energia e aumentando a eficiência.
VÍDEO: A tecnologia swashplate em funcionamento
Empregando o efeito “Doppler Notch” em combate aéreo BVR
O efeito “doppler notch” é uma manobra tática empregada em combates aéreos que explora as características dos radares de pulso Doppler usados em aeronaves de caça. Esses radares operam medindo o desvio Doppler, ou seja, a mudança na frequência das ondas de radar refletidas, para calcular a velocidade relativa do alvo em relação ao radar. Essa funcionalidade permite que o radar ignore “ruídos” como o solo ou objetos de baixa velocidade, focando em alvos que se aproximam ou se afastam rapidamente.
O “doppler notch” ocorre quando uma aeronave-alvo voa perpendicularmente ao radar inimigo, formando um ângulo de 90 graus em relação ao feixe do radar. Nesta posição, o deslocamento relativo entre o alvo e o radar é minimizado, tornando a aeronave praticamente “invisível” ao radar, pois ela se mistura ao ruído do fundo. Essa manobra é conhecida como “beaming”, na qual o caça intencionalmente ajusta sua trajetória para voar lateralmente ao radar inimigo, explorando a limitação intrínseca dos radares Doppler.
No caso do Saab Gripen F-39, a combinação do radar AESA ES-05 Raven montado em um sistema swashplate e os mísseis Meteor aumenta significativamente a eficácia desta tática. O radar do Gripen é capaz de guiar mísseis além do alcance visual (BVR, Beyond Visual Range), mesmo enquanto o caça executa o beaming. Isso ocorre porque o radar AESA do Gripen pode continuar rastreando o alvo, mesmo em ângulos extremos.
Essa abordagem permite que o Gripen lance mísseis de longo alcance, como o Meteor, enquanto simultaneamente “se esconde” no “doppler notch” do radar inimigo. Nesse cenário, o caça adversário teria dificuldade em manter um travamento de alta qualidade sobre o Gripen, enquanto os mísseis permanecem guiados com precisão até o alvo. O efeito prático dessa manobra é uma redução no risco de o Gripen ser detectado ou engajado, aumentando suas chances de sucesso na missão.
Outros caças avançados, como o Su-57, também exploram o conceito do “doppler notch”. Para isso, algumas aeronaves incluem radares secundários montados nas laterais da fuselagem, permitindo que rastreiem alvos mesmo quando a aeronave principal realiza manobras de beaming. Isso ressalta a importância crescente de se explorar as limitações dos radares adversários em combates modernos.
Aplicações e Benefícios Operacionais
O ES-05 Raven oferece ao Gripen F-39 capacidades avançadas que são fundamentais para cenários de combate moderno:
- Rastreamento de múltiplos alvos: Pode rastrear dezenas de alvos simultaneamente, priorizando os mais ameaçadores.
- Engajamento de armas de longo alcance: Suporta mísseis como o Meteor, ampliando a capacidade de combate além do alcance visual (BVR).
- Resistência a contramedidas eletrônicas: Sua arquitetura avançada é projetada para resistir a tentativas de interferência ou bloqueio por parte do inimigo.
Impacto na Força Aérea Brasileira
A incorporação do radar ES-05 Raven no Gripen F-39 representa um salto tecnológico significativo para a Força Aérea Brasileira (FAB). Ele não apenas melhora as capacidades defensivas e ofensivas do caça, mas também posiciona o Brasil na vanguarda das tecnologias de defesa aérea. O radar permite à FAB operar em cenários complexos, garantindo superioridade aérea e suporte tático em missões críticas.
Especificações Técnicas do ES-05 Raven
- Frequência: Banda X
- Cobertura de varredura: +/- 100°
- Velocidade de varredura: Troca instantânea de feixe
- Resfriamento: Líquido e ar
- Peso: 215 kg
- Principais interfaces: Ethernet, 1553B
Modos
Modos ar-ar
- Busca enquanto rastreia
- Rastreamento de alvo único
Modos de combate aéreo
- Busca no HUD
- Varredura vertical
- Varredura ajustável
- Linha de mira direta (Boresight)
Modos ar-solo
- Mapeamento de terreno em tempo real
- Aperfeiçoamento de feixe Doppler
- Busca e rastreamento de superfície marítima
- Indicação e rastreamento de alvos terrestres em movimento
- Radar de abertura sintética em modo de foco e varredura de faixa
- Imagens de radar de abertura sintética inversa
- Medição de distância ar-solo
Modos intercalados
- Configurável pelo cliente
- Modos intercalados ar e solo
Funções de suporte
- Busca passiva enquanto rastreia
- Links de dados de mísseis
- Busca direcionada
- Reconhecimento de alvos não cooperativos
- Conjunto abrangente de contramedidas eletrônicas (ECCM)
- Modo climático