Moscou. 13 de novembro. INTERFAX.RU – A Rosoboronexport anunciou que os primeiros contratos para a exportação dos caças Su-57 de quinta geração foram assinados.

“O sistema de cooperação técnico-militar (VTS) deve introduzir novos modelos de armas e equipamentos militares no mercado. O Su-57 – a propósito, já temos os primeiros contratos assinados para esta aeronave,” afirmou o chefe da empresa, Alexander Mikheyev, em entrevista ao canal de TV Rossiya-1 (VGTRK).

O chefe da Rosoboronexport destacou que a introdução de produtos desse tipo no mercado gera resultados positivos para o sistema de cooperação técnico-militar e para a indústria de defesa.

“Há um efeito econômico – nossa presença nos mercados. Nossos parceiros querem comprar armas russas, confiáveis, testadas,” observou ele.

O Su-57 foi desenvolvido pela Sukhoi (parte da UAC) e é fabricado na Fábrica de Aviação de Komsomolsk-no-Amur (KnAAZ). É um caça multifuncional de quinta geração, projetado para destruir todos os tipos de alvos aéreos em combates de longo e curto alcance, além de atingir alvos terrestres e marítimos do inimigo enquanto penetra sistemas de defesa aérea. Seu primeiro voo ocorreu em 29 de janeiro de 2010.

No final de 2020, as Forças Armadas Russas receberam o primeiro Su-57 de série.

wpDiscuz