IMAGENS: Shenyang J-35A, o segundo caça chinês de 5ª Geração
Nas imagens, o aguardado jato de caça stealth multifunção de médio porte J-35A, derivado do demonstrador FC-31. A aeronave vai estrear na 15ª Exposição Internacional de Aviação e Aeroespacial da China.
Desenvolvido pelo Shenyang Aircraft Design and Research Institute da Aviation Industry Corporation of China (AVIC), o J-35A incorpora um design integrado que combina aerodinâmica, estrutura e tecnologia stealth.
O FC-31 foi projetado como um caça furtivo de quinta geração com características que se alinham com as demandas de combate aéreo moderno, incluindo baixa assinatura de radar, alta manobrabilidade e sistemas avançados de radar e sensores. Embora inicialmente considerado um projeto mais experimental e de exportação, o FC-31 gradualmente se mostrou promissor como uma plataforma flexível, o que levou a China a investir no desenvolvimento de variantes específicas para suas forças armadas.
Com uma aparência que lembra o F-35 Lightning II americano, o caça chinês compartilha várias características semelhantes de design, como fuselagem furtiva e baias internas para armamentos, essenciais para minimizar a assinatura de radar. Este design contribui para uma presença reduzida em radares inimigos, possibilitando operações mais discretas e seguras em território hostil. Embora menos capaz que o J-20, o principal caça de quinta geração da China, o J-35 busca atender a diferentes cenários operacionais e a complementar a superioridade aérea chinesa com uma alternativa versátil.
O J-35, uma adaptação naval do FC-31, representa a aposta da China em um caça furtivo de quinta geração para operar no Fujian, o primeiro porta-aviões chinês com catapultas eletromagnéticas (EMALS). A capacidade do J-35 de operar em porta-aviões permite que a China aumente sua presença estratégica no mar e fortaleça sua defesa marítima e projeção de força no Indo-Pacífico.
Pouco antes do Zhuhai Air Show 2024, a China revelou o J-35A, uma versão do FC-31 adaptada especificamente para a Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF). Essa variante indica o compromisso da China em expandir suas capacidades de quinta geração em sua força aérea, além dos já existentes J-20, focando em um caça menor, furtivo e mais leve, mas ainda capaz o suficiente para desempenhar um papel importante em missões de superioridade aérea e ataque de precisão.
O J-35A possui características avançadas de furtividade e é equipado com sensores modernos e um sistema de radar AESA (Active Electronically Scanned Array) que permite detectar e engajar alvos a longas distâncias.
Características Principais do Shenyang J-35
- Comprimento: Aproximadamente 17,3 metros
- Envergadura: Cerca de 11,5 metros
- Área Alar: Aproximadamente 50 metros quadrados
- Peso Máximo de Decolagem (MTOW): Em torno de 28.000 kg
Performance
- Velocidade Máxima: Cerca de Mach 1,8 (aproximadamente 2.200 km/h).
- Alcance: Estima-se que o alcance seja de aproximadamente 1.200 km em missões de combate (sem reabastecimento), com autonomia estendida por meio de tanques externos e reabastecimento em voo.
- Teto Operacional: Pode atingir alturas de até 16.000 metros (52.000 pés).
Armamento
O J-35 foi projetado para carregar uma combinação de armas tanto em compartimentos internos (para maior furtividade) quanto em pontos de fixação externos, dependendo das exigências da missão.
- Armamento Interno:
- O FC-31 pode carregar até 4 mísseis ar-ar em compartimentos internos, como o míssil PL-15 (médio/longo alcance).
- Pode também carregar mísseis ar-solo e bombas guiadas em compartimentos internos para missões de ataque ao solo, mantendo uma baixa assinatura de radar.
- Armamento Externo:
- A aeronave possui até 6 pontos de fixação externos nas asas, onde pode carregar mísseis adicionais ou tanques de combustível para maior alcance.
- Além de mísseis ar-ar adicionais (como o PL-15), o J-35 pode ser equipado com bombas guiadas a laser ou GPS e mísseis antinavio em pontos externos, dependendo do perfil da missão.
Sistemas e Sensores
- Radar AESA: Equipado com um radar AESA (Active Electronically Scanned Array), que oferece alta capacidade de rastreamento de múltiplos alvos e detecção a longa distância.
- Sensores de Fusão de Dados: Para maximizar a consciência situacional do piloto, a aeronave integra informações de diversos sensores, fornecendo uma imagem completa do ambiente de combate.
- Cockpit Avançado: O cockpit possui displays digitais modernos que facilitam a operação e a tomada de decisão rápida, incluindo interfaces de comunicação e compartilhamento de dados para atuação em rede.
Furtividade e Design
- Design Furtivo: Com uma estrutura projetada para minimizar a assinatura de radar e infravermelha, o FC-31 é altamente furtivo, o que permite operações discretas e dificulta a detecção por sistemas inimigos.
- Integração de Armamentos Internos: O armamento interno permite ao FC-31 operar com uma assinatura radar reduzida, preservando a furtividade.