A Colômbia deve adquirir uma frota de caças JAS Gripen, fabricados pela empresa sueca Saab, de acordo com informações divulgadas pelo serviço de rádio público sueco SR, na transmissão de notícias Ekot desta terça-feira. A emissora citou fontes anônimas que apontam para a escolha dos caças suecos pelo governo colombiano. Em resposta ao anúncio, as ações da Saab subiram 3,4% na bolsa de Estocolmo, às 15h06 GMT.

“Estamos cientes das informações divulgadas pela mídia, mas, no momento, não podemos comentar mais a respeito. Anteriormente, tivemos diálogos com a Colômbia sobre a venda do Gripen, porém, atualmente, não há contrato assinado”, afirmou um porta-voz da Saab à Reuters.

Não ficou imediatamente claro quantas aeronaves a Colômbia pretende adquirir. A Saab vem buscando expandir as vendas do Gripen na América Latina, principalmente para Colômbia e Peru, a partir de sua base de produção no Brasil, desenvolvida em parceria com a Embraer.

A Colômbia já planeja há anos substituir sua antiga frota de caças Kfir, de fabricação israelense. Em 2022, o governo colombiano manteve negociações com a Saab e com a concorrente francesa Dassault Aviation, mas as conversas acabaram não avançando, segundo informou o ministro da Defesa do país no início do ano passado.

FONTE: Reuters

wpDiscuz