Aeronave de matrícula 4108 irá compor a frota do 1º GDA, sediado em Anápolis (GO), além de participar, em novembro, do Exercício CRUZEX 2024

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) alcançou mais um marco significativo no processo de recebimento dos caças Gripen E pela Força Aérea Brasileira (FAB). No dia 08/10, o diretor do IFI, Coronel Aviador Marcelo Zawadzki, emitiu o Certificado de Aeronavegabilidade Inicial (CAI) para a aeronave F-39 Gripen de matrícula 4108, que integrará a frota do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), sediado em Anápolis (GO).

O processo de recebimento dos caças Gripen envolve duas fases no âmbito da ADP-GP (em inglês, Aircraft Delivery Procedure – Gripen BR). A primeira delas, a Fase Provisória, foi realizada na cidade de Linköping, na Suécia, sob a supervisão do Representante Governamental de Garantia da Qualidade (RGGQ) do IFI, em parceria com a equipe do Grupo de Acompanhamento e Controle da SAAB (GAC-SAAB). A Fase Final ocorreu no Brasil, coordenada pela Subdivisão de Certificação de Sistemas de Gestão (CSG), com o objetivo de realizar uma inspeção que garantisse a conformidade física e documental do caça em relação ao Projeto de Tipo certificado, possibilitando a emissão do CAI.

A equipe de inspeção foi composta pelo Suboficial Especialista em Mecânica de Aeronaves (BMA) Sidney José Silva Costa e pelo Sargento Especialista em Eletrônica (BET) Bruno Felipe Americo Commodo, sob a gestão do Chefe da CSG, Major Aviador Elkeaer Sezalpino Mioto. O planejamento e a execução dessa atividade foram realizados pelo setor de Certificação de Aeronavegabilidade Inicial da CSG, liderado pelo Capitão Especialista em Aeronaves (ANV) Leandro Guimarães Ribeiro, em colaboração com o GAC, a Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) e o 1º GDA.

“A inspeção para emissão do CAI foi realizada entre os dias 04 e 09/10, garantindo que o translado das aeronaves não fosse impactado. Após a verificação completa dos documentos e da inspeção física, o caça F-39 Gripen E foi aprovado, recebendo o Certificado Nº 20241001, com validade de um ano, emitido pelo IFI. Com essa certificação, o IFI reafirma seu compromisso com a excelência na qualidade e na segurança operacional das aeronaves da Força Aérea Brasileira”, declarou o Chefe da CSG, Major Aviador Elkeaer.

O trabalho integrado garantiu que os prazos estabelecidos pelo Comando de Preparo (COMPREP) fossem cumpridos, permitindo a participação da frota Gripen E no Cruzeiro do Sul Exercise – CRUZEX 2024. O FAB 4108 já chegou à Base Aérea de Natal (BANT), em Parnamirim (RN), onde participará do Exercício, que reunirá 16 países e mais de 50 aeronaves.

FONTE: Força Aérea Brasileira

wpDiscuz