A Fábrica de Aviação de Irkutsk (IAZ) está avançando com a preparação para a produção em série das aeronaves MC-21, instalando estações de montagem adicionais nas áreas de montagem de aeronaves civis. Essas novas estações reduzirão a carga sobre os equipamentos atuais, aumentando a eficiência dos processos e a capacidade de produção da fábrica, conforme relatado pela Yakovlev PJSC.

Como parte da expansão, uma estação de montagem dupla S31 será instalada na Oficina 255, acelerando a fabricação do compartimento F3, que inclui o suporte do trem de pouso principal e o sistema de ar-condicionado. A previsão é que o gabarito de montagem esteja pronto até o final de novembro, permitindo que os montadores comecem a produção do compartimento da fuselagem em dezembro.

Novas estações também estão sendo instaladas na oficina 246 para a montagem final da meia-fuselagem, com a intenção de distribuir o trabalho por quatro estações, o que permitirá uma redistribuição mais eficiente da mão-de-obra. A entrada em operação dessas estações adicionais está programada para dezembro deste ano, proporcionando maior flexibilidade e capacidade de resposta na produção.

Para 2025, há um plano de modernização adicional, que inclui novas estações de montagem para portas de emergência e de passageiros, além de uma nova estação na oficina 255. Essas mudanças buscam otimizar a alocação de recursos e garantir que a produção das aeronaves MC-21 atinja a meta de 36 unidades até 2027, conforme exigido pelo governo russo.

Em agosto, o Diretor-Geral da IAZ, Alexander Veprev, informou que nove fuselagens MC-21 estão em diferentes estágios de montagem, com partes para outras quatro aeronaves em fabricação e materiais para as próximas unidades já preparados. A fábrica busca estabilizar a produção em três aeronaves MC-21 por mês nos próximos anos, o que dependerá da conclusão das atualizações nas instalações e da introdução de sistemas nacionais para substituir os importados.

Sistemas

Cockpit do MC-21

Em agosto de 2009, a Hamilton Sundstrand, uma subsidiária da United Technologies, anunciou que forneceria o sistema de geração e distribuição de energia elétrica para a produção do MC-21, com um valor estimado em US$ 2,3 bilhões ao longo de 20 anos. A Rockwell Collins e sua parceira russa Avionika foram selecionadas para fornecer os aviônicos do MC-21. Honeywell, Thales e Elbit Systems também foram escolhidas para fornecer aviônicos, incluindo nove telas multifuncionais de 12 polegadas, bolsas eletrônicas de voo, sistemas de visão sintética e visão aprimorada. O MC-21 foi planejado para ser o primeiro avião comercial com side-sticks ativos, fornecidos pela UTC Aerospace Systems, e controles fly-by-wire. Seu design apresenta um glass cockpit com controles side-stick e a opção de um head-up display.

A Goodrich Corporation, também subsidiária da United Technologies, junto com a Aviapribor, foi inicialmente selecionada para fornecer os atuadores do sistema de controle de voo. Zodiac Aerospace, Eaton e Meggitt estavam planejadas para fornecer outros componentes. Os acabamentos internos seriam fornecidos pela Zodiac Aerospace, coordenados pela C&D Zodiac em Huntington Beach, Califórnia. Inovações da Zodiac Aerospace em Carson, Califórnia, seriam incorporadas aos sistemas de água e resíduos.

Dois tipos de unidades auxiliares de energia (APU) foram projetados com especificações adequadas para o MC-21: o HGT750 da Honeywell Aerospace e o TA18-200 desenvolvido pela Aerosila.

Fornecedores de Componentes

Inicialmente, assumiu-se que a participação de componentes domésticos no MC-21 seria de 38%, mas devido a sanções resultantes do conflito entre Rússia e Ucrânia em 2022, o governo russo estabeleceu uma meta de 98% de componentes nacionais até 2023, tornando a aeronave independente de componentes importados.

Em julho de 2021, uma asa composta, feita com materiais russos, foi acoplada à fuselagem da aeronave. A fuselagem foi projetada e fabricada pela Irkut Corporation e Yakovlev Design. O trem de pouso foi fornecido pela empresa Hydromash de Nizhny Novgorod.

O cockpit e parte dos aviônicos da aeronave foram desenvolvidos e fornecidos pelo Concern Radio-Electronic Technologies e Rockwell Collins, com participação da empresa russa Avionika. É possível utilizar unidades auxiliares de energia tanto importadas quanto unidades russas, desenvolvidas e produzidas pela NPP Aerosila.

Para o treinamento de pessoal, a empresa científica e de produção russa Systems of Complex Simulators desenvolveu e fabricou uma série de simuladores, incluindo simuladores de voo com diferentes graus de realismo, simuladores de procedimentos de emergência, de combate a incêndios, de serviço e simuladores de engenharia para treinamento de técnicos.

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