A Embraer apresentou durante a KADEX 2024 na Coreia do Sul uma imagem conceitual do jato E190-E2 configurado para missões especiais militares, incluindo ISR aerotransportado, patrulha marítima etc.

A aeronave poderá atender à demanda no mercado internacional de plataformas multifuncionais, preenchendo a lacuna entre jatos executivos e comerciais como o Boeing 737.

Uma versão de patrulha marítima dos E-Jets já foi pensada no passado (ver concepção abaixo), para atender à Força Aérea Brasileira, mas ela esbarrou nos custos de desenvolvimento.

A ideia de uma versão de patrulha marítima dos E-Jets renasceu em 2020, quando a Marinha do Paquistão anunciou a substituição de suas aeronaves P-3C Orion por 10 jatos Embraer 190 Lineage 1000 convertidos em LRMPA – Long Range Maritime Patrol Aircraft.

Foi noticiado posteriormente que o Paquistão contratou a Leonardo e o Grupo Paramount para conversão de aeronaves Embraer Lineage 1000 para Patrulha Marítima.

O Grupo Paramount da África do Sul ficou encarregado da manutenção pré-conversão, reparo e revisão geral da aeronave. Já a Leonardo, ficou com o projeto, modificação, instalação e integração de um pacote de guerra antissubmarino e patrulha marítima.

As aeronaves da Marinha do Paquistão deverão ser equipadas para conduzir uma ampla gama de missões, como guerra antissuperfície (ASuW), guerra antissubmarino (ASW), vigilância e reconhecimento de inteligência (ISR), inteligência eletrônica (ELINT), medidas de suporte eletrônico (ESM), comando e controle (C2) e busca e salvamento (SAR).

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