O Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC) afirmou que disparou dezenas de mísseis contra Israel em resposta à morte de pessoas em Gaza, bem como à morte de líderes do Hamas e do Hezbollah.

A agência de notícias Fars do Irã relatou que o IRGC declarou que o ataque com mísseis em curso contra Israel é uma retaliação ao assassinato do chefe do Hezbollah, Hassan Nasrallah, na semana passada, assim como à morte do líder do Hamas, Ismail Haniyeh, no início deste ano.

“Em resposta ao martírio de Ismail Haniyeh, Hassan Nasrallah e [o comandante do IRGC Abbas] Nilforoushan, miramos o coração dos territórios ocupados”, disse o IRGC em um comunicado.

Ele disse que o Irã lançou dezenas de mísseis contra Israel e que, se Israel retaliasse, a resposta de Teerã seria “mais esmagadora e ruinosa”. A televisão estatal do Irã informou que 80% dos mísseis lançados contra Israel atingiram seus alvos.

VÍDEO: Israel sob ataque de mísseis iranianos

Enquanto isso, os militares israelenses disseram que um “grande número” de mísseis foi interceptado. Falando aos repórteres, o porta-avoz das IDF Daniel Hagari disse que o ataque foi sério e terá consequências “em tempo hábil”.

Vídeos compartilhados as redes sociais mostram mísseis e fragmentos de mísseis interceptados caindo em solo israelense. Há relatos de que bases aéreas foram atingidas.

Um alto funcionário iraniano disse à agência de notícias Reuters que a ordem para lançar mísseis em Israel foi feita pelo Líder Supremo do país, Aiatolá Ali Khamenei. Khamenei permanece em um local seguro, acrescentou o alto funcionário.

Esta matéria será atualizada à medida que novas informações sejam disponibilizadas.

wpDiscuz