Pelo menos, o Gripen apareceu no cartaz do evento

Por Fernando “Nunão” De Martini e Alexandre Galante

Neste domingo, 29 de setembro, o tradicional evento Domingo Aéreo PAMA-SP – 2024 foi realizado no Campo de Marte, em São Paulo, sede do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP). Para a alegria dos visitantes, contrariando as previsões que costumam alternar entre sol e chuva, o dia permaneceu seco, permitindo que todos aproveitassem a exibição ao ar livre.

Entre os destaques, uma área chamou a atenção: o setor onde aeronaves aguardam para saber se serão desativadas ou passarão pelas inspeções de 600 ou 1.200 horas. Ali, cinco caças F-5 estavam dispostos em fileira, com matrículas que, embora desgastadas, puderam ser identificadas como 4850, 4827, 4823, 4824 e 4860. Desses, quatro pertenciam ao lote original, enquanto o último era um ex-Aggressor. Junto ao grupo de caças, também estava um helicóptero Black Hawk, de matrícula 03, atraindo olhares curiosos.

Na área destinada à montagem final, os visitantes puderam observar algumas das aeronaves mais bem conservadas. Entre elas, um helicóptero Esquilo recentemente pintado se destacava. Já entre os caças F-5, estavam as matrículas 4856, 4859, 4873 e o F-5FM 4808. No entanto, apenas o F-5FM 4808 apresentava sinais visíveis de trabalho em andamento, com técnicos realizando testes no sistema hidráulico e no trem de pouso. Os demais, embora estacionados no hangar, poderiam estar aguardando desativação ou o início das inspeções.

Nos bastidores, protegidos pelas cortinas de camuflagem, outros três F-5 foram avistados. Um deles identificado como 4837, enquanto os outros dois exibiam as estrelas do Pampa, mas suas matrículas estavam apagadas ou cobertas, dificultando a identificação.  Vimos também o 4828 sozinho do lado oposto dos F-5 que aguardavam inspeção ou desativação, quase na saída do fundo do hangar (onde estava o Super Puma), perto de um míssil Meteor de manejo.

Além disso, em exibição estática no pátio, o público pôde admirar o F-5 de matrícula 4871, que estava ao lado de um Impala (versão de um só lugar do conhecido AT-26 Xavante) muito bem preservado, além do 4845  imortalizado como monumento.

Com uma mistura de nostalgia e curiosidade sobre o futuro dessas aeronaves, o Domingo Aéreo PAMA-SP 2025 ofereceu uma viagem pela história e pelos bastidores da aviação militar brasileira, consolidando-se como um dos eventos mais esperados pelos apaixonados por aeronaves.

wpDiscuz