Como parte dos esforços de integração em andamento, a equipe da Pax River F-35 Integrated Test Force realizou dois dias de voos de teste para avaliar a vibração, as cargas e as qualidades de voo com dois AGM-158 carregados em estações externas.

O AGM-158C LRASM (Long Range Anti-Ship Missile) é um míssil de cruzeiro avançado desenvolvido para a Marinha e a Força Aérea dos Estados Unidos como uma solução de ataque anti-navio de longo alcance. Projetado pela Lockheed Martin, o LRASM é derivado do míssil JASSM-ER (Joint Air-to-Surface Standoff Missile – Extended Range) e foi concebido para enfrentar ameaças marítimas em ambientes contestados e altamente defendidos, onde o uso de mísseis antinavio convencionais pode ser limitado.

O LRASM utiliza uma combinação avançada de sensores, incluindo um sistema de busca por radar ativo, sensor de imagem infravermelha, GPS anti-jam e tecnologia de inteligência artificial para garantir uma navegação precisa e eficaz em ambientes marítimos complexos. O míssil é capaz de detectar, classificar e engajar alvos específicos, evitando interferências e iscas eletrônicas, aumentando sua letalidade contra navios de guerra fortemente defendidos. Além disso, o LRASM pode operar em modo de voo de baixa altitude, reduzindo sua assinatura radar e aumentando sua capacidade de evasão de defesas aéreas inimigas.

O AGM-158C LRASM pode ser lançado de uma variedade de plataformas, incluindo aeronaves e navios. Entre as plataformas aéreas, destacam-se os bombardeiros B-1B Lancer, os caças F/A-18E/F Super Hornet da Marinha dos EUA, e o futuro uso com o F-35 Lightning II.

FOTOS: Dane Wiedmann / Lockheed Martin

wpDiscuz