Astronauta da NASA Tracy C. Dyson e companheiros de tripulação retornam da Estação Espacial a bordo da nave Soyuz MS-25

75

A astronauta da NASA Tracy C. Dyson completou uma missão de pesquisa de seis meses a bordo da Estação Espacial Internacional na segunda-feira, retornando à Terra com os cosmonautas da Roscosmos Oleg Kononenko e Nikolai Chub.

O trio deixou a estação espacial a bordo da nave Soyuz MS-25 às 4h36 EDT da segunda-feira, 23 de setembro, fazendo um pouso seguro assistido por paraquedas às 7h59 (16h59 no horário do Cazaquistão), a sudeste da cidade remota de Dzhezkazgan, no Cazaquistão.

Durante sua estadia no laboratório orbital, Dyson realizou várias atividades científicas e tecnológicas, incluindo a operação de uma bioprintadora 3D para imprimir amostras de tecido cardíaco, o que pode avançar a tecnologia para criar órgãos e tecidos de reposição para transplantes na Terra. Ela também participou da cristalização de proteínas-modelo para avaliar o desempenho de hardware que poderia ser usado na produção farmacêutica e conduziu um programa que utilizou software projetado por estudantes para controlar os robôs voadores da estação, inspirando a próxima geração de inovadores.

A astronauta americana Tracy C. Dyson é levada com segurança para casa do espaço pela nave espacial russa Soyuz MS-25, médicos russos atendendo suas necessidades

Dyson lançou em 23 de março e chegou à estação em 25 de março ao lado do cosmonauta da Roscosmos Oleg Novitskiy e da participante de voo espacial Marina Vasilevskaya, da Bielorrússia. Novitskiy e Vasilevskaya ficaram na estação por 12 dias antes de retornar à Terra com a astronauta da NASA Loral O’Hara em 6 de abril.

Ao longo de 184 dias no espaço, o terceiro voo espacial de Dyson cobriu 2.944 órbitas da Terra e uma jornada de 78 milhões de milhas como engenheira de voo das Expedições 70/71. Dyson também realizou uma caminhada espacial de 31 minutos, elevando seu total de carreira para 23 horas e 20 minutos em quatro caminhadas espaciais.

Kononenko e Chub, que lançaram com O’Hara para a estação na nave Soyuz MS-24 em setembro do ano passado, passaram 374 dias no espaço em uma viagem de 158,6 milhões de milhas, abrangendo 5.984 órbitas. Kononenko completou seu quinto voo espacial, acumulando um recorde de 1.111 dias em órbita, enquanto Chub completou seu primeiro voo espacial.

Após os exames médicos pós-pouso, a tripulação retornará à cidade de Karaganda, no Cazaquistão, para a fase de recuperação. Dyson então embarcará em um avião da NASA com destino ao Centro Espacial Johnson, da agência, em Houston.

FONTE: NASA

wpDiscuz