Ucrânia em negociações para adquirir caças Gripen e Eurofighter
A Ucrânia está em negociações com seus aliados europeus para garantir os caças Gripen, de fabricação sueca, e os Eurofighter europeus como parte de seus esforços contínuos para modernizar sua força aérea.
O Ministro da Defesa da Ucrânia, Rustem Umerov, confirmou as negociações durante uma transmissão nacional de televisão, mencionando progressos nas conversas para novas plataformas de aeronaves.
“Já temos compromissos de nossos parceiros para os F-16 e Mirages. As consultas estão em andamento para os Gripen e Eurofighter”, disse Umerov. “É uma lista muito boa de plataformas, e estamos discutindo quando elas começarão [a chegar]”, acrescentou, sugerindo que resultados concretos dessas negociações podem ser anunciados em breve.
Essas negociações representam um esforço mais amplo da Ucrânia para fortalecer suas capacidades de defesa aérea à luz do conflito em curso. Embora o país tenha garantido promessas para os caças F-16 de fabricação americana e Mirage franceses, a obtenção de aeronaves mais avançadas como os Gripen e Eurofighter aumentaria ainda mais a capacidade da Ucrânia de defender seu espaço aéreo e conduzir operações de contra-ofensiva.
O Eurofighter, uma aeronave de combate multifunção desenvolvida por um consórcio europeu, e o Gripen, de fabricação sueca, conhecido por sua agilidade e capacidades avançadas de guerra eletrônica, poderiam complementar os F-16 na frota aérea da Ucrânia. Umerov não especificou prazos ou quantidades para esses possíveis acordos, mas suas declarações refletem a crescente importância do apoio militar internacional à medida que a Ucrânia enfrenta as dinâmicas em evolução do campo de batalha.
A força aérea da Ucrânia tem operado com uma combinação de aeronaves da era soviética e plataformas mais modernas fornecidas por aliados da OTAN, e essas aquisições adicionais poderiam representar um aumento significativo na prontidão de combate aéreo do país.
FONTE: Defence Blog