Índia e Brasil discutem Defesa: foco em aeronave Tejas, transporte C-390 e mais
Tanto a Índia quanto o Brasil continuarão a enviar oficiais para os centros de treinamento de estado-maior um do outro. Há um Capitão de Grupo da Força Aérea Indiana no Rio de Janeiro e um Coronel do Exército em Brasília, enquanto no Colégio de Defesa Nacional em Nova Délhi há dois oficiais brasileiros, um da Marinha e outro da Força Aérea Brasileira.
Por Srinjoy Chowdhury
A aeronave leve de combate Tejas, o Embraer C-390 Millennium brasileiro e helicópteros de fabricação indiana estavam na agenda quando os chefes da força aérea do Brasil e da Índia se reuniram na noite de ontem, assim como o trabalho conjunto em drones e satélites espaciais para vigilância.
O Marechal do Ar V.R. Chaudhari e o Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno se reuniram na noite de ontem. Os brasileiros estão considerando o Tejas, a aeronave de caça desenvolvida internamente, e também helicópteros (Damasceno estará em Bangalore, onde a Hindustan Aeronautics, que fabrica o Dhruv e o Prachand, está sediada).
Eles também apresentaram o caso para a aeronave de transporte médio C-390, dizendo que ela se compara favoravelmente com o C-130 americano. Importante, tendo em mente as regulamentações do “Make in India”, a Embraer, que fabrica o C-390, possui dois memorandos de entendimento (MoUs) com a Mahindra: poderia ser fabricado aqui e exportado, se houver oportunidade.
Falando ao Times Now, o chefe da Força Aérea Brasileira deixou claro que o Tejas era uma das opções para sua força aérea. “De acordo com nossas regras, devemos ter não menos que dois e não mais que três tipos de aeronaves de caça. Atualmente, temos o F-5 e o Gripen, mas depois de 2030, talvez precisemos de mais dois tipos à medida que o F-5 for desativado.
Então, enquanto o Gripen permanece, o Tejas é uma das opções para nosso segundo ou terceiro avião de caça”, disse ele. Ele estará em Bangalore, disse, olhando o Tejas pela primeira vez e sentará na aeronave. O Tejas é um caça monomotor multifunção e a Força Aérea Indiana encomendou mais de 200 deles. É amplamente indígena, com o motor sendo o GE 404.
Helicópteros são uma grande necessidade para o Brasil, disse Damasceno (um general de quatro estrelas). “Temos sete esquadrões de 12 helicópteros cada e estamos procurando mais, talvez 24 novos helicópteros”, disse ele. Isso incluirá helicópteros para um novo esquadrão para a área amazônica e para auxílio em enchentes. “Consideraremos helicópteros indianos”, acrescentou.
A Índia já utiliza aeronaves da Embraer. Seus jatos Legacy são usados para transporte VIP. Aeronaves da Embraer também são usadas como plataformas pela Força Aérea Indiana para trabalho de alerta aéreo antecipado (AEW). O C-390, disse o chefe da Força Aérea Brasileira, está operando há cinco anos. Já voou 15.000 horas. “Comparado com o C-130 (um avião americano conhecido por sua robustez), o C-390 é mais rápido e carrega pelo menos a mesma carga. Estamos oferecendo isso à Índia e os MoUs com a Mahindra já foram feitos. Até agora, seu nível de operacionalidade é superior a 97%”, disse ele. “A Força Aérea Indiana precisa de aeronaves de transporte médio”, acrescentou.
As trocas entre o alto escalão de defesa de ambos os países aumentaram recentemente. No último ano, o chefe do Exército Brasileiro, General Fernando Soares e Silva, esteve aqui, assim como o chefe da Marinha, Almirante Marcos Sampaio Olsen. O ministro da Defesa brasileiro, José Múcio, também é esperado na Índia em um futuro próximo.
Damasceno disse que tem acompanhado a guerra entre a Ucrânia e a Rússia. Chamando-a de “a nova ordem mundial de guerra”, ele disse que os drones eram “fatores decisivos”. Eles eram excepcionalmente capazes quando se tratava de vigilância e eram muito mais baratos. Novamente, drones indianos estão em foco e ele falou sobre uma possível transferência de tecnologia para o Brasil vinda da Índia.
O espaço é outra área de possível colaboração entre a Índia e o Brasil, também uma nação dos BRICS junto com Rússia, China, África do Sul e, claro, Índia. “Temos dois centros de lançamento e ficaremos felizes em trabalhar juntos.” Além disso, o Brasil já lançou satélites de uso dual. Interessantemente, o Brasil integrou seu controle de tráfego aéreo e radares de defesa aérea.
Ambos os países continuarão a enviar oficiais para os centros de treinamento de estado-maior um do outro. Há um Capitão de Grupo da Força Aérea Indiana no Rio de Janeiro e um Coronel do Exército em Brasília, enquanto no Colégio de Defesa Nacional em Nova Délhi há dois oficiais brasileiros, um da Marinha e outro da Força Aérea Brasileira. Os brasileiros estão interessados em “atualizar” os postos: em vez de enviar brigadeiros, prefeririam enviar generais de brigada.
FONTE: timesnownews.com