Rússia assina acordo para entrega de 238 aeronaves domésticas até 2032
A Companhia Estatal de Leasing de Transporte (GTLK) e a United Aircraft Corporation (UAC) assinaram uma carta de intenções para a entrega de 238 aeronaves. O acordo foi firmado durante o Fórum Econômico Oriental (EEF-2024), em Vladivostok. O contrato prevê a entrega de 132 aviões de curto alcance SJ-100, 65 aeronaves turboélice regionais Il-114-300 e 41 aviões de médio alcance Tu-214, com entregas programadas para o período entre 2027 e 2032.
O CEO da UAC, Yuri Slyusar, e o CEO da GTLK, Evgeny Dietrich, assinaram o documento que estabelece os principais termos de entrega. A GTLK foi designada como cliente de aeronaves dentro do projeto nacional Indústria e já é um importante fornecedor de aviões para a aviação regional, observando grande demanda por aeronaves modernas de fabricação nacional.
De acordo com Dietrich, a entrega dessas novas aeronaves não só visa renovar a frota das companhias aéreas, mas também impulsionar a indústria aeronáutica doméstica e promover a soberania tecnológica, algo de grande importância no atual cenário.
Yuri Slyusar destacou que o mecanismo de financiamento de longo prazo permitirá que mais de 200 aeronaves, com diversas capacidades de passageiros e alcance, integrem as frotas das companhias aéreas russas. Ele também mencionou que a parceria com a GTLK ajudará a implementar a estratégia de substituição de importações, atendendo à demanda das companhias aéreas por aviões nacionais e garantindo a acessibilidade e conectividade das regiões da Rússia.
Além disso, está sendo avaliada a possibilidade de financiar contratos de leasing de aeronaves com o uso do Fundo Nacional de Bem-Estar, o que permitirá taxas de leasing favoráveis para as transportadoras aéreas domésticas.
O número de aeronaves pode ser ajustado conforme o Programa Abrangente de Desenvolvimento da Indústria Aeronáutica, que prevê a produção de 142 SJ-100, 51 Il-114-300 e 112 Tu-214 no período entre 2025 e 2030.
FONTE: RuAviation