Ministro da Defesa da Sérvia nega que país possa transferir caças MiG-29 para a Ucrânia
O ministro da Defesa afirmou que o país possui aeronaves MiG-29 modernizadas graças à política responsável do presidente sérvio Aleksandar Vucic
BELGRADO, 4 de setembro. /TASS/. O Ministro da Defesa da Sérvia, Bratislav Gasic, negou relatos de que o país poderia transferir seus caças MiG-29 para a Ucrânia após o acordo para a compra de 12 caças Rafale da França.
“O ministro da Defesa da República da Sérvia, Bratislav Gasic, desmentiu os falsos relatos divulgados por certos meios de comunicação domésticos e regionais, que alegam que o contrato com a Dassault para a compra de 12 novas aeronaves Rafale inclui uma cláusula para transferir os MiG-29 sérvios para a França, para posterior envio à Ucrânia”, disse o gabinete sérvio em um comunicado. “Essa é mais uma mentira flagrante, cujo único propósito é lançar dúvidas sobre a aquisição dos 12 novos caças multifuncionais Rafale de quarta geração. Os MiGs que a Sérvia possui são sérvios e nunca os daremos a ninguém.”
O ministro da Defesa afirmou que o país possui aeronaves MiG-29 modernizadas “graças à política responsável do presidente sérvio Aleksandar Vucic.”
“Sob nenhuma circunstância a Sérvia abrirá mão de seus MiG-29, que ainda serão utilizáveis por um certo número de anos. Além disso, continuaremos a adquirir equipamentos de combate modernos para fortalecer as capacidades das Forças Armadas da Sérvia e preservar a paz e a estabilidade”, acrescentou.
Em 29 de agosto, o presidente sérvio Aleksandar Vucic anunciou que o país estava comprando 12 jatos Rafale da França por 2,7 bilhões de euros. O contrato inclui não apenas a entrega das aeronaves, mas também todo o pacote de serviços relacionados. Ele afirmou que o acordo aumentará significativamente as capacidades das Forças Armadas da Sérvia.