Piloto de F-35 sem qualificação causou a queda de helicóptero AH-64 Apache da Guarda Nacional em Utah
SALT LAKE CITY, Utah — Quando um helicóptero da Guarda Nacional de Utah caiu no início deste ano, ele estava sob o controle de um piloto de caça sem as qualificações necessárias.
O acidente de 12 de fevereiro é descrito em um relatório investigativo que a FOX 13 News obteve por meio de um pedido de registros públicos. A queda ocorreu durante um “voo de orientação” para demonstrar as capacidades do helicóptero de ataque para um coronel da Reserva da Força Aérea, um piloto de F-35.
Pilotar um jato não é o mesmo que pilotar um helicóptero, e os investigadores disseram que isso foi crucial para o acidente. Antes do voo, a experiência do coronel no Apache consistia em cerca de 35 minutos em um simulador.
O voo no helicóptero real durou 90 minutos. No retorno ao aeroporto de West Jordan, o coronel tentou três vezes pairar e pousar, de acordo com o relatório investigativo. Em cada tentativa, o subtenente sênior no cockpit teve que assumir os controles. O coronel tentou uma quarta vez.
“Em um momento de pânico e devido à sua grande falta de familiaridade com os controles de voo do helicóptero,” escreveu um investigador, “o [coronel] recorreu ao seu treinamento em aviões de asa fixa e aplicou movimento descendente… Esse movimento… não era o comando correto em uma aeronave de asa rotativa.”
O Apache girou e caiu de cerca de 3 metros de altura antes que o subtenente sênior pudesse assumir os controles.
O subtenente sênior sofreu ferimentos leves. O coronel, segundo o relatório, “sofreu ferimentos mais graves, embora não fatais, que exigiram intervenção cirúrgica e serviços de reabilitação.” Voos de orientação são comuns. Um comunicado do Exército de 2021 descreveu um exercício onde pilotos de Apache fizeram esses voos para soldados húngaros.
Mas no acidente em Utah, os investigadores culparam o subtenente sênior, dizendo que a “excessiva confiança… levou a uma gestão inadequada dos controles de voo da aeronave e uma seleção inadequada de altitude com uma pessoa não qualificada nos controles de voo do helicóptero.”
O relatório também apontou problemas na cadeia de comando. Ele mencionou o acidente de 2022 de dois helicópteros da Guarda Nacional de Utah no Snowbird Resort e encontrou uma “falha de liderança semelhante” no acidente do Apache – que os comandantes não estavam transmitindo e aplicando os procedimentos operacionais padrão.
“A falha envolveu a necessidade de mais disseminação de informações das unidades superiores para as subordinadas e o pessoal,” escreveram os investigadores.
A Guarda Nacional de Utah não respondeu aos pedidos de comentário na sexta-feira.
O acidente pode ter implicações em todo o país. O relatório recomendou que o National Guard Bureau, um escritório do Pentágono, reavalie os voos de orientação em unidades de Apache.
FONTE: Fox 13 News