Missão histórica para o Beluga!
Missão histórica para o Beluga! O super transportador da Airbus entregou, pela primeira vez, não apenas um, mas dois helicópteros H175 em Qingdao, China, vindo diretamente de Toulouse. Essa também foi a primeira operação da Airbus Beluga Transport (AiBT).
O Beluga, uma das aeronaves mais icônicas da Airbus, é um super transportador projetado especificamente para transportar grandes cargas volumosas, principalmente componentes de aeronaves. Oficialmente conhecido como Airbus A300-600ST (Super Transporter), o Beluga ganhou seu apelido devido à sua semelhança com a baleia beluga, com seu formato distinto e fuselagem ampliada.
Lançado em 1994, o Beluga foi desenvolvido para substituir os antigos transportadores Super Guppy, que eram utilizados para transportar peças entre as diversas fábricas da Airbus espalhadas pela Europa. Com sua capacidade de carga única, o Beluga permite que asas, seções de fuselagem e outras partes cruciais das aeronaves sejam transportadas com rapidez e eficiência entre as instalações de produção e montagem final.
A versão mais recente, conhecida como BelugaXL, foi lançada em 2019 e oferece 30% mais capacidade de carga do que seu antecessor. Equipado com uma cabine de carga ainda maior, o BelugaXL pode transportar até dois conjuntos completos de asas do A350 XWB, reforçando ainda mais a eficiência logística da Airbus.
Além de sua função principal dentro da Airbus, o Beluga também tem sido utilizado para missões especiais, como o transporte de satélites, helicópteros e outros equipamentos industriais volumosos. Em 2024, a Airbus lançou a Airbus Beluga Transport (AiBT), uma companhia aérea de carga autônoma dedicada a aproveitar a capacidade única do Beluga para serviços de transporte comercial em todo o mundo.
FOTOS: Airbus