Ucrânia pode usar caças F-16 holandeses na Rússia, diz comandante das Forças Armadas
A Ucrânia está autorizada a usar caças F-16 fornecidos pela Holanda em território russo, afirmou Onno Eichelsheim, Comandante das Forças Armadas Holandesas, em entrevista à NOS. “Não impusemos quaisquer restrições ao uso e ao alcance dos F-16, desde que a lei da guerra seja respeitada”, disse o oficial militar mais alto da Holanda.
O ataque da Ucrânia em território russo é “brilhante em termos práticos”, comentou Eichelsheim. A Ucrânia entrou na região russa de Kursk em 6 de agosto e afirma ter tomado mais de 100 localidades na região russa, perto da sua própria fronteira. Antes disso, atacaram infraestruturas e aeroportos. “Eles assumiram o controle de uma grande área de forma eficiente, com novas técnicas, de maneira bastante rápida. Com isso, criaram um dilema para Putin.”
O comandante militar holandês não vê problemas na Ucrânia usar armas fornecidas pela Holanda em seus ataques ofensivos. “A Ucrânia pode usar os recursos que fornecemos como desejar, desde que respeite o direito humanitário de guerra”, afirmou Eichelsheim. A Holanda disponibilizou 24 caças F-16 para a Ucrânia. Eichelsheim não revelou quantos já foram implantados.
De acordo com Eichelsheim, a questão agora é como a Ucrânia usará sua posição em Kursk. “Você pode usá-la como moeda de troca, tendo algo nas negociações”, disse ele. “Ou você pode usá-la para garantir que a Rússia tenha que se retirar da região de Donbas? Não vemos isso acontecendo, então o tempo dirá até que ponto isso terá um impacto estratégico.”
FONTE: NL Times