Filipinas solicita propostas para o fornecimento de 40 novos caças multifunção
O secretário de Defesa, Gilberto Teodoro, explicou aos membros do Congresso que foram solicitadas propostas para o fornecimento de 40 caças multifunção novos, as quais devem incluir um esquema de financiamento que permita pagamentos parcelados ao longo de vários anos.
Embora nenhum modelo específico tenha sido mencionado, o Departamento de Defesa Nacional (DND) e a Força Aérea das Filipinas (PAF) confirmaram anteriormente que tanto a Saab quanto a Lockheed Martin foram selecionadas em um plano anterior para adquirir entre 12 e 14 caças. Espera-se que ambas as empresas estejam na linha de frente com seus modelos JAS 39 Gripen E/F e F-16 Block 70/72 Viper, respectivamente.
Relacionando-se a isso, nossas fontes confirmaram que a Dassault e a Korea Aerospace Industries também fizeram propostas formais de seus caças Rafale e KF-21 Boramae, respectivamente. A KAI já havia feito uma apresentação anterior oferecendo o KF-21 junto com unidades adicionais do FA-50.
Enquanto isso, houve confirmações de que a Hindustan Aeronautics Ltd fez uma oferta com seu Tejas Mk 1A, e há indicações de que o Consórcio Eurofighter planeja submeter uma oferta formal com sua última variante do Eurofighter Typhoon.
Sabe-se também que tanto a Saab/Suécia quanto a Lockheed Martin/EUA estão dispostas a fornecer/vender a preços acessíveis variantes usadas e anteriores de seus Gripen e Fighting Falcons para permitir uma transição precoce e, posteriormente, formar multiplicadores de força.
FONTE: @MonteroMax, no X