O primeiro EA-37B Compass Call (19-5591) foi entregue ao 55th Electronic Combat Group na Base Aérea de Davis-Monthan, no Arizona.

A nova plataforma de guerra eletrônica EA-37B será usada para interromper as comunicações de comando e controle do inimigo e suprimir as redes de defesa aérea das forças inimigas.

Ela também será utilizada para atacar ameaças de radares de alerta antecipado e aquisição do inimigo, além de realizar operações de contrainformação.

A nova aeronave de guerra eletrônica terá a capacidade de operar em altas altitudes com velocidades aumentadas e executar missões a longas distâncias. Ela também será capaz de realizar missões em condições de negação de acesso e em guerras irregulares.

A aeronave fornecerá capacidades modernas de processamento digital de sinais, que serão úteis durante missões avançadas.

As primeiras cinco aeronaves EA-37B serão equipadas com a configuração Compass Call Baseline 3, enquanto as cinco aeronaves subsequentes receberão o pacote Baseline 4.

O pacote Baseline 3 oferece mais capacidades de guerra eletrônica em comparação com o pacote instalado nas aeronaves EC-130H Compass Call.

O Baseline 4, que traz mais melhorias em relação ao Baseline 3, introduzirá uma arquitetura de sistema aberto com a ajuda da tecnologia SABER.

A arquitetura de sistema aberto proporcionará flexibilidade para integrar as tecnologias mais recentes por meio de atualizações de software e melhorias no sistema no futuro, a fim de enfrentar ameaças emergentes.

FONTE: @airsuperiorx, no X

wpDiscuz