As mídias brasileiras ‘Poder Aéreo’ e ‘Base Militar Vídeo Magazine’ conheceram a Esquadra 506 ‘Rinocerontes’ na Base Aérea Nº 11

No dia 26 de julho, sexta-feira pela manhã, os editores Alexandre Galante e Felipe Salles, visitaram a Esquadra 506 “Rinocerontes” da Força Aérea Portuguesa (FAP), na Base Aérea Nº11, em Beja.

Durante a visita, pudemos conhecer as instalações da nova unidade e conversar com o seu comandante, o Major Piloto-Aviador Miguel Pousa.

O Major Miguel Pousa, que voou durante 11 anos o Lockheed C-130 Hercules na FAP, não escondeu seu entusiasmo pelo Embraer KC-390, destacando as excelentes qualidades de voo da nova aeronave, seus modernos sistemas embarcados e o simulador (assistir ao vídeo no final da matéria).

Para o comandante, o C-130 Hercules era o melhor avião do mundo, mas acabou redendo-se rapidamente ao KC-390 depois de voá-lo.

A Esquadra 506 – “Rinocerontes”

Major Piloto-Aviador Miguel Pousa, comandante da Esquadra 506

A Esquadra 506 – “Rinocerontes” foi criada em 20 de maio de 2023, através do Despacho N.º 39/2023 do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA).

Em 11 de julho de 2019, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 120/2019, autorizou a despesa com a aquisição de aeronaves KC-390 e simulador de voo, dando forma mais tarde à criação da Missão de Acompanhamento e Fiscalização (MAF) do Programa KC-390, através do Despacho n.º 11861/2019, de 26 de novembro, do Ministro da Defesa Nacional. A MAF assegurou a execução de todos os contratos associados e, concomitantemente, conduziu as necessárias ações ligadas à edificação desta nova capacidade na Força Aérea, designadamente a Doutrina, Organização, Treino, Material, Liderança, Pessoal, Infraestruturas e Interoperabilidade.

Concluídas essas ações, a Esquadra 506 – “Rinocerontes” foi ativada em 20 de maio de 2023, recordando a chegada ao território português do primeiro rinoceronte-indiano, em 1515, como uma oferta do Vice-Rei da Índia ao Rei D. Manuel I.

“Só pode o que impossível parecia” é o lema dos Rinocerontes, recuperado da Estância 29 do Canto VIII da obra “Os Lusíadas”.

O editor Alexandre Galante do Poder Aéreo ao lado do emblema do Rinocerontes. Foto: João da Cruz Gonçalves

Modernas instalações

A Esquadra 506 é dotada de instalações e infraestrutura de última geração, incluindo sistemas de treinamento e de gerenciamento de operações.

Será recebido em breve o simulador do C-390, que possibilitará o treinamento de tripulações da aeronave, para a FAP e outras forças aéreas.

O simulador de categoria D permitirá o treinamento completo dos pilotos para o voo, emergências e reabastecimento em voo. O simulador terá cockpit integral para os dois pilotos (comandante e copiloto) e mais uma posição para o ACM (Aditional Crew Member), para as missões de reabastecimento em voo.

A sala que vai receber o simulador do KC-390, já com os bases no piso
A oficial que ficará responsável pelo simulador sendo entrevistada. Foto: João da Cruz Gonçalves
Partes do imenso hangar da Esquadra 506 para o KC-390
Foto: João da Cruz Gonçalves

Segundo o Major Miguel Pousa, a unidade conta hoje com 12 pilotos, com 4 em qualificação e mais de 60 militares no total, incluindo loadmasters, mecânicos e técnicos.

Loadmaster Carla Marques

Registramos também a decolagem e o retorno do KC-390 em um voo de qualificação de um piloto que se tornou comandante da aeronave e recebeu o batismo na chegada.

VÍDEO: Entrevista com o Comandante da Esquadra 506 “Rinocerontes”


Gostaríamos de expressar nossa mais sincera gratidão ao Chefe do Gabinete do Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa pela autorização concedida para a realização da reportagem e à Esquadra 506 pela afetuosa recepção. E ao amigo João da Cruz Gonçalves pelo apoio logístico.

wpDiscuz