Novo Padrão Block 20: Leonardo lança pacote de melhorias para o M-346 no Farnborough Air Show
Leonardo lança programa de aprimoramento de capacidades do M-346 aproveitando o crescimento inerente do sistema para atender às necessidades modernas de treinamento e operacionais
No Farnborough International Air Show, a Leonardo anunciou o lançamento de um pacote abrangente de aprimoramento de capacidades para o sistema de treinamento integrado M-346, incluindo os aviônicos principais da aeronave, navegação/identificação, equipamentos de missão e capacidades de treinamento em solo. A iniciativa reflete a necessidade de alinhar as habilidades dos pilotos com a evolução ditada pelos modernos campos de batalha multidomínio, tecnologia de combate aéreo e gestão da informação.
Este desenvolvimento mais recente aproveita a capacidade de crescimento inerente embutida no design do M-346, bem como dez anos de experiência comprovada em serviço com forças aéreas líderes em várias regiões. É parte integral da iniciativa de digitalização organizacional mais ampla, totalmente consistente com a estratégia de longo prazo da Leonardo. Dessa forma, tanto as variantes de treinamento quanto as de combate se beneficiarão desses aprimoramentos para oferecer capacidades ainda maiores ao mercado para um amplo espectro de aplicações, implicando uma margem significativa para futuros desenvolvimentos. Os novos padrões são designados como ‘M-346 T Block 20’ e ‘M-346 F Block 20’.
O novo padrão Block 20 não se limitará à plataforma em si, mas sim a todo o sistema, incluindo o sistema de treinamento baseado em solo, e será habilitado pela implementação generalizada da digitalização impulsionada pela IA.
O cockpit do padrão Block 20 contará com dois grandes displays de área, um para cada assento, substituindo os seis displays multifuncionais existentes, além de um head-up display de perfil baixo. Esses serão combinados com um novo gravador digital de vídeo e dados e um novo display montado no capacete de realidade aumentada. O novo cockpit alinhará a interface homem-máquina com os sistemas de combate aéreo de linha de frente mais sofisticados e futuros, com vantagens em termos de qualidade de treinamento (por exemplo, aparência e sensação além de um ambiente imersivo de alta fidelidade) e consciência situacional em missões operacionais. O ‘M-346 Block 20’ também se beneficiará de novos sistemas de navegação, gestão de armas, sistema de gerenciamento de voo e transponder IFF – Identificação de Amigo ou Inimigo.
Especificamente para a variante M-346 F, melhorias críticas adicionais de capacidade incluem um radar AESA (Active Electronically Scanned Array) com capacidade de controle de fogo, integração de novas armas para funções ar-ar e ar-terra, além de um link de dados integrado para mísseis.
Todo o Sistema de Treinamento Baseado em Solo (GBTS) adotará uma abordagem holística para treinamento (curso multimídia e em sala de aula, simulação de voo/missão, treinamento virtual e ao vivo/constructivo), avançando para o novo padrão com suporte de realidade virtual e aplicações de IA.
Além disso, uma digitalização mais robusta também resultará em um facilitador chave para suporte técnico mais eficiente, graças à implementação da manutenção virtual e da “frota conectada”, uma infraestrutura extremamente de alto desempenho que utiliza Análise Avançada de Dados e Computação de Alto Desempenho para aprimorar os serviços de Suporte Logístico Integrado.
Lorenzo Mariani, co-gerente geral da Leonardo, disse: “O treinamento representa uma área central de expertise na Leonardo e o sistema de treinamento integrado M-346 é a espinha dorsal de nossa proposta de valor para garantir que os pilotos de caça estejam bem preparados para enfrentar os desafios aéreos modernos e complexos, hoje e no futuro. Como estamos totalmente envolvidos nos desenvolvimentos de combate aéreo de próxima geração, este último progresso do M-346 testemunha que estamos garantindo que as soluções de treinamento mais apropriadas estão completamente integradas neste compromisso. Acreditamos fortemente que as características em constante evolução do tipo continuarão a oferecer benefícios incomparáveis para os usuários em seu segmento de mercado, tanto para funções de treinamento quanto operacionais / caças leves, tornando-o um candidato ideal para o futuro do treinamento de caças na Europa e em outras regiões.”
Marco Zoff, MD da Leonardo Aircraft, comentou: “Oferecer melhorias contínuas para o M-346 faz parte do nosso DNA há anos, e estamos empolgados com o anúncio de hoje mostrando como o M-346 está e permanecerá na vanguarda da tecnologia. Fizemos investimentos significativos em uma transformação digital de 360° para entregar produtos e serviços de ponta. Isso também está se materializando nessas maiores capacidades que o M-346 trará. Estamos ansiosos para demonstrar os recursos avançados e as possibilidades do padrão Block 20 tanto para missões de treinamento quanto de combate, enquanto trabalhamos para integrar as novas soluções neste verdadeiro ecossistema de treinamento e operação.”
Com mais de 100 aeronaves entregues a operadores importantes em todo o mundo e mais de 120.000 horas de voo registradas em serviço operacional com clientes e através das capacidades de treinamento únicas oferecidas pela Escola Internacional de Treinamento de Voo – IFTS em colaboração com a Força Aérea Italiana, o M-346 se estabeleceu como o sistema de treinamento mais completo para pilotos de caça e está atendendo às necessidades emergentes para operações de combate custo-efetivas. Os avanços mais recentes permitem que suas vantagens e características superiores evoluam ainda mais em benefício dos operadores existentes e futuros.
FONTE: Leonardo