VÍDEO: Drone iraniano Shahed 136 – engenharia reversa, desmontagem e teste

52

1. O computador de dados de voo de um drone Shahed-136 foi alvo de engenharia reversa por Le labo de Michel @lelabodemichel5162, com uma explicação detalhada fornecida em um vídeo no YouTube. Este computador fornece a velocidade do ar e a altitude para o computador de voo do drone.

2. A placa de circuito é relativamente pequena e possui dois transdutores de pressão de ar. Um transdutor é usado para medir a altitude e o outro para a velocidade do ar. A placa transmite dados através de uma linha serial RS232 antiga. Uma porta JTAG é usada para programar um microcontrolador.

3. Os transdutores de pressão parecem ser da empresa eslovena HYB Sensor. É difícil determinar os modelos exatos, mas possivelmente são HPSD 3100 ou HPSD 3000. Sinta-se à vontade para perguntar à HYB Sensor se (e por que) seus produtos estão nesses drones.

4. O lado posterior da placa contém um microcontrolador STM32G071, fabricado pela ST Microelectronics. Este é um microcontrolador relativamente básico. Há também um regulador para fornecer uma tensão de referência para o conversor analógico-digital.

5. O controlador mede temperatura e pressões, e fornece dados (um tanto verbosos) de velocidade do ar e altitude 5 vezes por segundo. A verbosidade sugere que este pode ser um produto comercial pronto para uso.

6. Para aqueles com conhecimento em eletrônica, Michel também forneceu um esquema do computador de dados de voo. (Caso você queira fazer o seu próprio 🙂).

7. Recomendo fortemente assistir ao excelente vídeo de Michel. Ele mostra o quanto de esforço e habilidade é necessário para realizar a engenharia reversa de uma placa de circuito. Seu trabalho será útil para entender melhor as capacidades e limitações do drone Shahed-136.

8. Se alguém reconhecer este computador de dados de voo, por favor, comente. Se você achou este tópico útil, por favor, compartilhe como uma citação. Comentários são bem-vindos. Considere também ler meus tópicos anteriores listados em “Destaques”.

9. Descobriu-se que este computador de dados de voo tem o número de modelo ADC-PLS-002.

10. A empresa iraniana Monjigraphic fabrica rótulos e mostrou o seguinte decalque como exemplo de seu trabalho. (Um grande obrigado a @VelkeB por encontrar isso). Este é o decalque usado no computador de dados de voo do Shahed. Isso confirma que a origem do computador é solidamente iraniana.

FONTE: @DanielR33187703, no X

wpDiscuz