Uma sugestão inovadora para a Embraer: Apostar em aeronaves de 2 corredores
Reproduzimos o e-mail de um leitor com uma proposta para uma nova aeronave da Embraer
Prezado editor;
Tomei a liberdade de escrever para você porque tentei entrar em contato com a Embraer, em várias tentativas, e não obtive resposta. Sou fã e pequeno acionista da Embraer e me preocupo com o futuro dela. Procuro sempre acompanhar as notícias que se referem a ela.
Estou acompanhando as especulações acerca dos novos projetos para o futuro da Embraer e, por falta de modéstia da minha parte, pensei em dar a minha sugestão para um novo projeto.
Especula-se se a Embraer deveria entrar na briga dos “cachorros grandes” e fabricar uma aeronave para concorrer com os atuais Boeing 737 Max e Airbus A320.
Eu não sou da área e não tenho conhecimento suficiente para tecer considerações sobre esse assunto, mas tenho certa prática em projeto e execução. Sou apenas um arquiteto semi-aposentado, com boa formação (USP) e ter um currículo um pouco acima da média. Mas sou um leitor assíduo de notícias sobre aviação.
Por isso, me dou a ousadia de fazer uma sugestão para a Embraer. Rsss
Eu acho que a Embraer deveria entrar nessa briga. Abriu-se uma janela de oportunidade com a recente crise que a Boeing se meteu com o B737Max.
Sei que para projetar um avião desse porte, precisa-se não só de tempo, mas de um capital na casa dos bilhões de dólares. Mas, convenhamos, a Embraer é pequena, mas já granjeou uma reputação respeitável no mercado, não acha?
Colocar um avião como o KC-390 não é para qualquer um. Teria também o respaldo do BNDES.
Dito isso, qual seria o projeto na minha mente?
Uma aeronave para concorrer no mercado do B737 e A320, mas o “pulo-do-gato” seria ficar um ponto acima: uma aeronave 2+2+2!
Um diâmetro de fuselagem levemente acima, com uma configuração de assentos com 2 corredores, sem o famigerado banco do meio, que é um fator de sucesso das aeronaves da Embraer!
Essa aeronave seria destinada, com algumas variações, para a faixa de 150 a 250 passageiros em classe única.
Seria uma aeronave inovadora, que inexiste no mercado. Dentro da tradição da Embraer em descobrir nicho de mercado não explorado ou mal explorado.
O fato de ter 2 corredores traz uma série de vantagens, além de não ter o tal banco do meio. Quatro em seis passageiros não dependem de outros para sair dos bancos para ir aos banheiros, comparado com dois em seis dos outros concorrentes.
O embarque e desembarque é mais rápido com 2 corredores. O serviço de bordo se resume quase na metade do tempo, com 4 carrinhos. Nas viagens mais longas, mais espaço para os passageiros se alongarem e melhorar a circulação nas pernas.
Mas eu sugiro outro “pulo-do-gato”: em determindo ponto do projeto, formar um sub-grupo de projeto, para desenvolver uma versão F da aeronave. Versão cargo da aeronave, que seria lançada 3 ou 5 anos antes da versão principal de passageiros. Como a versão cargo é mais simples e menos complicada de fabricar, pode ser comercializada antes, mesmo porque destinada ao mercado com mais liquidez, o que facilita a comercialização das aeronaves. Seria outra inovação! Contrariando o atual processo, onde os aviões de passageiros, com certa idade, são convertidos em cargueiros, a inovação inverte o processo. Além de facilitar a comercialização, o processo de fabricação e certificação é mais facilitada.
Isso traz a vantagem de ter geração de caixa para contribuir para o término do processo de projeto e produção da aeronave de passageiros, que é o cerne principal do empreendimento.
A colocação da versão cargueira no mercado, prematuramente, permite implantar uma ampla rede de suporte e manutenção de aeronaves que estará pronta quando a versão de passageiros for lançada, o que será uma grande vantagem competitiva.
A formação de pilotos será acelerada, com o lançamento dos cargueiros, com simuladores, que treinarão os futuros pilotos da versão de passageiros.
Enfim, teoricamente, a ideia é fascinante!
Gostaria que a minha sugestão chegasse até a Embraer e conto com a sua ajuda.
Desde já, agradeço a sua atenção e ajuda.
Um grande abraço!
Eurico Ugaya