UAC entrega os primeiros MiG-31 modernizados de 2024 ao Ministério da Defesa da Rússia
Os aviões foram enviados para suas bases permanentes
MOSCOU, 15 de julho. /TASS/. A Fábrica de Aviação “Sokol” de Nizhny Novgorod, da Corporação Unida de Construção Aeronáutica (UAC), que faz parte da corporação estatal “Rostec”, entregou ao Ministério da Defesa da Rússia os primeiros lotes de interceptores MiG-31 deste ano, que passaram por reparos e modernizações. A informação foi divulgada pela UAC.
“A filial da UAC- a Fábrica de Aviação ‘Sokol’ de Nizhny Novgorod – enviou ao Ministério da Defesa da Rússia os primeiros lotes de aviões do tipo MiG-31 deste ano, que passaram por reparos e modernizações. A aeronave foi entregue no âmbito do cumprimento das obrigações do pedido de defesa do Estado”, disse a corporação.
Especifica-se que, após a realização de uma série de testes em solo e em voo, que confirmaram os requisitos estabelecidos, os aviões foram enviados para suas bases permanentes.
Em dezembro do ano passado, a UAC informou que a “Sokol” havia cumprido com sucesso o programa de produção de 2023 no âmbito do pedido de defesa do Estado, realizando reparos e modernizações nos MiG-31.
O MiG-31 é um caça-interceptor supersônico, de longo alcance, para todas as condições climáticas, originalmente soviético e atualmente russo. Foi o primeiro avião de combate soviético de quarta geração. O primeiro voo do MiG-31 ocorreu em 16 de setembro de 1975, com o protótipo pilotado pelo chefe piloto da fábrica A. I. Mikoyan, Alexander Fedotov.
O avião foi adotado para serviço em 6 de maio de 1981. Foi produzido entre 1975 e 1994 na fábrica de aviação “Sokol” na cidade de Gorky (atualmente Nizhny Novgorod), com mais de 500 unidades construídas. Atualmente, esses aviões são operados pelas Forças Armadas da Rússia e do Cazaquistão.
Conforme destacado pela UAC, os aviões MiG-31 modernizados possuem altas características de combate e são capazes de executar com sucesso missões em teatros modernos.