Força Aérea Real Tailandesa recomenda o Gripen E para a decisão do governo

17

Seleção do Gripen havia sido veiculada por fonte não revelada da RTAF, dias atrás, e agora foi confirmada pelo site Jane’s e por porta-voz da força

O site de Defesa Jane’s informou nesta segunda-feira, 15 de julho, que a Força Aérea Real Tailandesa (Royal Thai Air Force -RTAF) selecionou o caça Gripen E da Saab para equipar um novo esquadrão de caça.

A recomendação do Gripen E já havia sido informada, alguns dias atrás, por fonte não revelada do jornal tailandês Bangkok Post, sendo agora confirmada ao Jane’s pela própria RTAF. Um porta-voz da Força Aérea também afirmou, no dia 14, que uma recomendação para compra do Gripen E foi recentemente submetida ao governo tailandês.

O porta-voz afirmou que o processo está em andamento, “a depender do governo” e de “aprovações orçamentárias”.

Ainda segundo o Jane’s, a fabricante sueca Saab não quis comentar a seleção feita pela RTAF. O Gripen E, assim como o caça americano Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon Block 70/72 foram avaliados para o reequipamento do Esquadrão de Caça 102, atualmente equipado com aeronaves F-16A/B.

O processo de reequipamento deverá ocorrer entre 2025 e 2034, cobrindo a aquisição de 12 a 14 aviões, incluindo sistemas de armas, equipamentos de apoio e treinamento. Restrições orçamentárias poderão limitar uma primeira aquisição a um lote de 4 aviões a um custo estimado de 539 milhões de dólares, a ser seguida por mais aeronaves ao final da década.

A RTAF já opera um esquadrão da geração anterior do Gripen, nas versões C/D (fotos abaixo), cujas aeronaves também foram adquiridas em pequenos lotes.

wpDiscuz