Superjet cai durante voo de testes perto de Moscou
Um Sukhoi Superjet 100 caiu em uma floresta e acredita-se que todos os três membros da tripulação tenham morrido. Não havia passageiros a bordo. A mídia estatal russa informou que o avião caiu durante um voo de teste após trabalhos de manutenção.
A Rússia vem desenvolvendo o Sukhoi Superjet – um jato regional – há algum tempo para substituir aeronaves fabricadas no Ocidente.
Fortemente sancionada por causa de sua invasão em larga escala da Ucrânia em 2022, a Rússia tem lutado para substituir sua frota de aeronaves envelhecidas.
Em um breve comunicado na sexta-feira, o Ministério de Emergências da Rússia disse que a aeronave caiu na área florestal. “Não houve vítimas entre a população”, disse.
A aeronave pertencia à Gazprom Avia, a companhia aérea da gigante de energia do país.
Uma investigação criminal está em andamento. O conglomerado de defesa estatal Rostech disse que a aeronave entrou em serviço em 2014. Ele pediu às pessoas que não “se apressem com conclusões” sobre o que causou o acidente.
É o terceiro desastre aéreo envolvendo um Sukhoi Superjet 100 desde 2012.
Ao longo dos anos, o projeto Superjet foi marcado por contratempos de engenharia e atrasos na produção, já que os designers têm lutado para substituir os principais aviônicos e outros componentes de origem ocidental.
VEJA TAMBÉM: