Comparação entre os programas dos caças J-10 da China e LCA Tejas da Índia
Os programas de caças J-10 da China e LCA Tejas da Índia representam os esforços de ambos os países para desenvolver aeronaves de combate modernas e autossuficientes, com capacidades comparáveis às de caças ocidentais. A seguir, uma comparação resumida entre esses dois programas:
Chengdu J-10 (China)
- Desenvolvimento e Primeiro Voo:
- O desenvolvimento do Chengdu J-10 começou na década de 1980 com o objetivo de criar um caça multifuncional capaz de substituir os caças J-7 e Q-5 da Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF).
- O primeiro voo do J-10 ocorreu em 23 de março de 1998.
- Design e Capacidades:
- O J-10 é um caça monomotor com uma configuração de asa delta e canard, o que proporciona alta manobrabilidade.
- É equipado com sistemas avançados de aviônicos e pode transportar uma variedade de armamentos, incluindo mísseis ar-ar, ar-solo e bombas guiadas.
- As versões mais recentes, como o J-10B e J-10C, incluem melhorias como radar AESA (Active Electronically Scanned Array).
- Tem um comprimento de aproximadamente 16,9 metros, uma envergadura de cerca de 9,75 metros e uma altura de aproximadamente 5,7 metros. O peso vazio é de cerca de 9.750 kg, e o peso máximo de decolagem é de 19.227 kg.
- O alcance da aeronave é de aproximadamente 1.850 km sem tanques externos, e o teto de serviço é de cerca de 18.000 metros (59.000 pés) e a velocidade máxima de Mach 1.8. A capacidade de carga bélica é de até 6.000 kg, distribuída em 11 pontos duros (seis sob as asas e cinco sob a fuselagem). É equipado com motores turbofan, Shenyang WS-10A ou Saturn AL-31FN, que fornecem um empuxo de aproximadamente 123 kN com pós-combustor, variando conforme a versão do motor.
- Produção e Operação:
- Estima-se que mais de 600 unidades do J-10 tenham sido produzidas desde sua introdução no serviço ativo em 2005.
- O J-10 é operado pela Força Aérea e pela Marinha da China e foi exportado para o Paquistão.
HAL Tejas (Índia)
- Desenvolvimento e Primeiro Voo:
- O programa Light Combat Aircraft (LCA) Tejas foi iniciado na década de 1980 pela Hindustan Aeronautics Limited (HAL) para substituir os caças MiG-21 da Força Aérea Indiana.
- O primeiro voo do Tejas ocorreu em 4 de janeiro de 2001.
- Design e Capacidades:
- O Tejas é um caça leve, monomotor, com uma configuração de asa delta, projetado para ser altamente manobrável.
- É equipado com sistemas de aviônicos modernos, incluindo um radar multimodo, sistemas de controle de voo fly-by-wire, e pode transportar mísseis ar-ar, ar-solo, bombas e outros armamentos.
- A versão atual, Tejas Mk1, está sendo melhorada para a variante Tejas Mk1A, que inclui atualizações como radar AESA, capacidade de reabastecimento em voo e sistemas de guerra eletrônica.
- Tem um comprimento de 13,2 metros, uma envergadura de cerca de 8,2 metros e uma altura de aproximadamente 4,4 metros. O peso vazio é de cerca de 6.560 kg, e o peso máximo de decolagem é de 13.500 kg. A velocidade máxima do Tejas é de Mach 1.8.
- O alcance da aeronave é de aproximadamente 750 km sem tanques externos, e o teto de serviço é de cerca de 15.200 metros (50.000 pés). A capacidade de carga bélica é de até 4.500 kg, distribuída em 8 pontos duros (seis sob as asas e dois sob a fuselagem). É equipado com motor turbofan General Electric F404-GE-IN20 que fornece um empuxo de aproximadamente 84 kN com pós-combustor.
- Produção e Operação:
- Até agora, cerca de 50 unidades do Tejas foram entregues à Força Aérea Indiana, com planos de aumentar esse número significativamente nos próximos anos.
- O Tejas entrou oficialmente em serviço com a Força Aérea Indiana em 2016, e esforços estão em andamento para aumentar a produção e atender às necessidades de defesa do país.
Números
- Datas de Primeiro Voo:
- J-10: 23 de março de 1998
- Tejas: 4 de janeiro de 2001
- Número de Unidades Produzidas:
- J-10: Mais de 500 unidades
- Tejas: Cerca de 50 unidades, com planos de expansão
- Design e Capacidades:
- Ambos os caças possuem configuração de asa delta, sendo altamente manobráveis e equipados com sistemas modernos de aviônicos.
- O J-10 tem versões mais avançadas como o J-10B e J-10C, enquanto o Tejas está evoluindo para a variante Mk1A.
- Operação e Exportação:
- O J-10 é amplamente operado pela China e oferecido para exportação, enquanto o Tejas é atualmente operado apenas pela Índia, com planos de exportação futuros.