Suécia está aberta a enviar Gripens para a Ucrânia após ‘programa de F-16 ser concluído,’ decisão cabe a Kyiv

92

Estocolmo está aberta a fornecer caças Gripen para a Ucrânia após a “conclusão do programa de F-16,” mas os próximos passos dependem de Kyiv, disse o Ministro das Relações Exteriores da Suécia, Tobias Billstrom, à Voice of America em uma entrevista publicada em 10 de julho.

Anteriormente, o Ministro da Defesa da Suécia, Pal Jonson, disse que outros parceiros pediram a Estocolmo para esperar com os possíveis planos de enviar caças Gripen para a Ucrânia, já que o foco agora é fornecer aeronaves F-16 a Kyiv.

De acordo com Billstrom, o governo sueco não se recusou a enviar os Gripens junto com os caças F-16 de outros aliados, mas a Ucrânia concluiu que adotar dois sistemas de aeronaves simultaneamente seria difícil de gerenciar.

“Estamos falando sobre sistemas. Não se trata apenas de obter aeronaves e treinar pilotos. Estes são sistemas complexos, e seria muito difícil implementar dois ao mesmo tempo,” disse Billstrom na entrevista.

“Mas isso não significa que a Suécia não esteja aberta a continuar com os Gripens se e quando o programa de F-16 for concluído.”

Espera-se que Kyiv receba pelo menos 79 F-16 dos Países Baixos, Dinamarca, Bélgica e Noruega. O suposto prazo para concluir o “programa de F-16” não está claro, pois a Bélgica planeja continuar entregando seus aviões até 2028, por exemplo.

O primeiro lote de aviões está a caminho dos Países Baixos e da Dinamarca para a Ucrânia e chegará neste verão, disse o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, em 10 de julho. As entregas devem continuar nos próximos anos.

No final de maio, a Suécia anunciou o maior pacote de ajuda militar, no valor de $1,3 bilhão, para Kyiv, que inclui duas aeronaves de reconhecimento e controle de radar ASC 890.

FONTE: The Kyiv Independent

wpDiscuz