Segundo o Comandante da Força Aérea do Peru, General Chávez Cateriano, em entrevista ao site Pucará, a FAP está em processo de recuperação de capacidades para enfrentar desafios como a proteção do espaço aéreo e o combate ao crime organizado.

Destaca-se o processo de seleção de novos aviões de combate para substituir os antigos MiG-29 e Mirage 2000. Três modelos foram pré-selecionados e a decisão final será tomada pelo governo, com uma competição pública internacional para garantir transparência. O comandante da FAP preferiu não informar, na entrevista, quais são os três concorrentes pré-selecionados. A FAP também está evitando intermediários nas negociações, economizando recursos.

O General Carlos Enrique Chávez Cateriano cita a criação do Comando Espacial e Ciberespacial, em parceria com a Força Espacial dos EUA, e o desenvolvimento do “Puerto Espacial Peruano”. A FAP também está modernizando o satélite Perusat e planeja adquirir um satélite de telecomunicações.

Um ponto importante é a recuperação de ativos, como a modernização de aviões Twin Otter 300 e a recuperação da capacidade de reabastecimento em voo com aviões KC-130H. A FAP está expandindo sua frota logística com a aquisição de Boeing 737-800 e mais unidades C-27J Spartan.

Além disso, há colaborações internacionais, como a produção de peças para o FA-50 com a Coreia do Sul. A FAP também participa de exercícios internacionais e reforça a integração regional contra atividades ilícitas. A modernização inclui a adaptação dos currículos acadêmicos para preparar oficiais e técnicos para novas tecnologias.

wpDiscuz