Eurofighter Typhoon com dois mísseis Storm Shadow sob as asas

Em 14 de maio de 2024, conforme relatado por Gareth Jennings, editor da Aviation Desk no Janes, um porta-voz da BAE Systems confirmou especulações anteriores sobre a potencial expansão da frota de Eurofighter Typhoon da Força Aérea Italiana. A Itália está considerando a aquisição de mais aeronaves, possivelmente adicionando 24 caças Typhoon adicionais. No entanto, detalhes concretos ainda não foram divulgados, estando pendentes do processo parlamentar oficial programado para o verão.

Apesar das consultas, tanto a Força Aérea Italiana quanto a Leonardo Aircraft evitaram fornecer confirmação ou mais informações. Notavelmente, se a Itália prosseguir com a compra, isso estaria alinhado com os programas Quadriga da Alemanha e Halcon da Espanha, deixando o Reino Unido como o único parceiro do consórcio sem um pedido adicional.

Porta-vozes da BAE também sugeriram possíveis medidas para manter a posição do Reino Unido dentro do consórcio Eurofighter, à medida que outras nações membros buscam expandir suas frotas. Uma consideração é estender a vida útil da frota existente para garantir paridade com as nações parceiras.

Nos últimos 20 anos, a Força Aérea Italiana, que atualmente opera 94 Eurofighter Typhoons, alcançou mais de 80.000 horas de voo com esse tipo de aeronave.

O Eurofighter Typhoon é uma aeronave de combate multirole desenvolvida por um consórcio de empresas aeroespaciais europeias, incluindo Airbus, BAE Systems e Leonardo.

Projetado para uma ampla gama de operações aéreas, o Typhoon apresenta uma configuração de asa delta e canard, proporcionando significativa manobrabilidade. A aeronave é destinada a atender às necessidades operacionais atuais e futuras, com atualizações contínuas mantendo-a atualizada com a tecnologia de aviação de combate. Tem um peso máximo de decolagem de 23.500 kg e uma velocidade máxima de Mach 2.0.

wpDiscuz