Dois caças suecos Gripen pousaram hoje pela primeira vez em Bornholm, como parte do aumento da cooperação entre os países nórdicos no campo da defesa

Pelo Comando de Defesa

Como parte do treinamento operacional e teste de locais de pouso alternativos, dois aviões de combate suecos Gripen pousaram hoje cedo no Aeroporto de Rønne, em Bornholm.

As duas aeronaves de combate estão atualmente estacionadas em ‘Blekinge Flygflottilj’, que está localizada perto de Ronneby, no sul da Suécia, e a apenas aproximadamente 200 km em linha reta do aeroporto de Sunshine Island.

O voo de Ronneby para Rønne fez parte de um voo de treinamento que deu aos pilotos suecos uma visão das condições locais dentro e ao redor do Aeroporto de Rønne. Isto aplica-se tanto à aproximação em si, mas também à permanência e utilização dos parques de estacionamento, se, por exemplo, se tornar relevante utilizar o aeroporto como local de aterragem alternativo.

– Foi bom termos conseguido fazer isso acontecer. É uma boa oportunidade de treinamento para nós, e os dinamarqueses foram muito receptivos, diz o piloto do Gripen ‘Payne’, que pilotou um dos dois caças.

Técnicos dinamarqueses estavam prontos
Em Bornholm, técnicos dinamarqueses da Fighter Wing Skrydstrup estavam prontos para receber e atender os aviões de combate suecos:

– Foi uma experiência emocionante participar da recepção de uma aeronave de combate diferente do F-16. Embora sejam dois tipos diferentes de aeronaves, há muitas semelhanças, e é bom ver que nossos colegas suecos gostam de nos mostrar e contar sobre o Gripen, diz o apresentador dinamarquês Claus.

Colaboração através do Øresund
A Fighter Wing Skrydstrup e a Blekinge Flygflottilj desenvolveram recentemente uma estreita colaboração através da troca de experiências e apoio mútuo na área logística. Isso se manifestou durante uma visita oficial, onde funcionários da Fighter Wing Skrydstrup e um F-16 dinamarquês pousaram na Blekinge Flygflottilj, além de um voo de treinamento em combate aéreo entre F-35 dinamarqueses e Gripens suecos no início deste ano.

O treinamento conjunto e o uso crescente das instalações um do outro são uma continuação da intenção de fortalecer a cooperação entre as forças aéreas dos países nórdicos.

FONTE: Forças Armadas da Dinamarca

wpDiscuz