Segundo portal Janes, FAB pode decidir sobre compra de F-16 usados até o final do ano
O portal Janes Defense publicou em sua página hoje que a Força Aérea Brasileira (FAB) está negociando com o governo dos EUA uma possível compra de 24 caças Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon. A informação foi obtida pelo portal através de um oficial brasileiro no início do corrente mês. Embora as negociações estejam em um estágio inicial, a FAB pretende decidir rapidamente, potencialmente antes do final de 2024, disse o oficial.
Em 2014, a FAB selecionou o caça Gripen E da sueca SAAB, formalizando um acordo para a aquisição de 36 aeronaves. Era amplamente esperado que um segundo lote de 36 unidades fosse encomendado para mobiliar outros esquadrõesde de caça que ainda empregam F-5EM Tiger II ou A-1M. Ainda segundo o portal, o financiamento insuficiente levou a FAB a procurar opções mais baratas para substituir seus antigos aviões de combate.
Há um erro na informação publicada pelo Janes. Ela informa que a FAB ainda não decidiu qual será a segunda unidade a receber os novos F-39E. Mas já foi amplamente divulgado que a próxima unidade será o “Esquadrão Pacau”, conforme portaria do EMAER de março deste ano sobre a ativação do Núcleo do 1°/4° GAV.