A aeronave de carga não tripulada HH-100, desenvolvida internamente na China, completou seu voo inaugural na província noroeste de Shaanxi na quarta-feira, de acordo com a Aviation Industry Corporation of China (AVIC).

O drone comercial de carga decolou às 09:16, horário de Pequim, e pousou suavemente após um voo de 35 quilômetros. Durante o teste de voo, os sistemas e equipamentos da aeronave operaram normalmente, e o veículo aéreo não tripulado (UAV) manteve uma atitude estável e um bom estado.

Após o sucesso mais recente do voo inaugural, o HH-100 passará da fase de testes em solo para a fase de testes científicos de voo.

“Esta aeronave adota um design universal e modular, permitindo uma plataforma versátil, e podemos instalar diferentes módulos de missão para cumprir tarefas de transporte logístico. No futuro, a aeronave facilitará uma via aérea permitindo fluxos de carga em todas as direções”, disse Chen Lei, projetista chefe do projeto de UAV civil na AVIC Xi’an Aircraft Industry Group Company.

O HH-100, desenvolvido independentemente pela AVIC, possui baixo custo, grande tonelagem e alta capacidade de carga. Será usado principalmente na logística de alimentação e também pode participar no combate a incêndios em florestas e pastagens, monitoramento de incêndios, transporte e entrega de materiais de resgate, comunicação de retransmissão e aumento de chuva artificial.

Com base na plataforma de sistema deste tipo de aeronave, produtos em série de 5 toneladas, 10 toneladas e acima serão desenvolvidos no futuro para atender às necessidades dos clientes por aviões de carga não tripulados de grande escala, inteligentes, de baixo custo e alta confiabilidade.

VÍDEO: Primeiro voo do drone de carga AVIC HH-100

FONTE: CGTV+

wpDiscuz