Um avião militar F-35B caiu ao lado do campo de aviação no Albuquerque International Sunport, o principal aeroporto internacional no Novo México, disseram as autoridades.

O piloto, que ejetou com segurança, estava consciente e foi levado para o Hospital da Universidade do Novo México com ferimentos graves, de acordo com autoridades do aeroporto e do Albuquerque Fire Rescue.

Na noite de terça-feira, o piloto estava em condição estável, segundo um comunicado de imprensa da Base Aérea de Kirtland.

Dois civis foram avaliados no local e nenhum foi transportado, informaram os oficiais de incêndio.

A aeronave que caiu era um novo F-35, disse um oficial dos EUA à ABC News. Um piloto da Defense Contract Management Agency estava pilotando a aeronave, que estava sendo transferida da fábrica da Lockheed Martin para ser entregue ao serviço, no momento do acidente, disse o oficial.

A Lockheed Martin disse que o F-35B estava a caminho de Fort Worth, Texas, para a Base Aérea de Edwards, na Califórnia, quando caiu após reabastecer na Base Aérea de Kirtland, no Novo México.

“O piloto se ejetou com segurança”, disse a Lockheed Martin em um comunicado. “A segurança é nossa prioridade e seguiremos o protocolo de investigação apropriado.”

O incêndio no local foi extinto, acrescentaram as autoridades.

“As operações de voo foram retomadas, mas verifique com sua companhia aérea o status do voo”, disseram as autoridades do aeroporto.

“Agradecido pela rápida ação dos primeiros socorristas”, escreveu o prefeito de Albuquerque, Tim Keller, nas redes sociais. “Rezando pelo piloto.”

FONTE: ABC News

wpDiscuz