Saab JAS 39C Gripen MS20, com mísseis IRIS-T, Meteor e bombas SBD

A Suécia está sendo solicitada a pausar os planos de enviar o JAS 39 Gripen para a Ucrânia, conforme relata o Ministro da Defesa da Suécia, Pål Jonson (M). Tudo isso para poder focar em um sistema de aeronaves: o americano F-16.

O anúncio vem de Bruxelas após Jonson ter tido “conversas intensivas” com outros países da coalizão de defesa aérea que ajuda a Ucrânia com aeronaves e sistemas de defesa aérea.

– Fomos instados pelos outros países que lideram a coalizão a esperar com o sistema Gripen. Isso tem a ver com o fato de que o foco agora é introduzir o sistema F-16, explica Jonson.

Foco no F-16

Bélgica, Países Baixos, Dinamarca e Noruega todos prometeram aviões F-16 para a Ucrânia. Os primeiros aviões são esperados para serem entregues ainda este ano, o que significa que o Gripen terá que esperar por enquanto.

– De forma alguma descartamos que isso possa ser relevante no futuro, mas agora o foco ucraniano está em implementar o programa F-16, diz o Ministro da Defesa.

A oposição na Suécia tem exigido que o país entregue o Gripen para a Ucrânia praticamente de imediato – mas isso agora está fora de questão.

– Isso não está alinhado com a visão da coalizão sobre a introdução de dois sistemas de aeronaves de combate ao mesmo tempo, observa Jonson.

FONTE: www.aftonbladet.se

wpDiscuz