Saab Press Trip 2024: Missões ar-ar e ar-solo com o caça Gripen E
Por Alexandre Galante*
No dia 20 de maio, a Saab fez apresentações de atualização de seus programas aos jornalistas participantes da Press Trip de 2024.
Na apresentação sobre as capacidades do Gripen E, o Consultor de Operações do Domínio Aéreo da Saab Aeronautics, Jussi ’Miyagi’ Halmetoja, comentou dois slides sobre uma simulação realizada em que 5 caças Gripen E foram colocados em uma missão de defesa aérea contra 4 caças-bombardeiros russos Su-34 orientados por A-50 AEW&C.
Jussi foi piloto de Viggen, Fighter Weapons Instructor, piloto de teste de Gripen da FMV, gerente de requerimentos do Meteor Integrated Joint Programme Office (IJPO) e chefe dos programas de mísseis ar-ar e dos requisitos do Gripen E na FMV. Tem mais de 2.300h de voo em comando de diferentes aeronaves e experiência tática também com os caças F-16, F-18, Rafale e EF-2000.
Na simulação, os Su-34 estavam em uma missão de ataque com os radares desligados, recebendo informações do A-50 AEW (ver gráfico abaixo).
No início do engajamento, os Gripen E bloqueiam o radar do A-50 AEW, o que faz com que os Su-34 sejam obrigados a ligar seus próprios radares.
Ao fazer isso, o sistema de Guerra Eletrônica (EW) do Gripen E detecta as emissões e a posição dos Su-34 é localizada.
Em seguida, dois Gripen E atacam os Su-34 com mísseis Meteor e batem em retirada enquanto outros Gripen orientam os mísseis até os alvos.
Os Su-34 também lançam seus mísseis ar-ar, que são devidamente bloqueados pelo sistema de guerra eletrônica dos Gripen E da missão.
Wide Area Display em missão ar-solo
Jussi apresentou também slides do WAD do Gripen E durante uma missão ar-solo. Ele destacou que as missões ocorrem sem chamadas de rádio entre os Gripen E, toda a informação é apresentada de forma visual e cada piloto sabe exatamente o que fazer. Através da fusão de dados, os alvos são identificados pelo sistema automaticamente e compartilhados pelo data-link.
Se um Gripen E perde o rastreio de um alvo devido a um bloqueio eletrônico, por exemplo, os outros Gripen E da formação voltam seus sensores para o alvo para recuperar as informações do rastreio automaticamente.
Como mostra o slide abaixo, no WAD o piloto recebe informações de outros Gripen E e também sobre os alvos, a qualidade do rastreio do alvo etc.
No segundo slide (abaixo), após 8 minutos de missão, aparecem os alvos em vermelho, incluindo a defesa antiaérea SA-17 (Buk-M2). O bloqueio eletrônico dos alvos é feito automaticamente com todos os aviões participantes da missão. Os alvos são engajados com mísseis Spear-EW de Supressão de Defesa Aérea Inimiga (SEAD).
* O editor viajou à Suécia a convite da Saab.
VEJA TAMBÉM:
Saab Press Trip 2024: Vimos os dois primeiros Gripen F da FAB na linha de montagem!
Saab Press Trip 2024: Caças Gripen da Força Aérea Sueca em operação de dispersão em rodovia
Hungria quer dois esquadrões operacionais de caça e discute aquisição do Gripen E