Gripen F em produção em abril de 2023. No estágio atual, os modelos biposto já receberam o canopy - Foto: Saab

Por Alexandre Galante*

A Saab organizou mais uma vez uma viagem de imprensa de dois dias (20 e 21 de maio) à Suécia, convidando as principais mídias especializadas da Europa e dos EUA.

O objetivo foi atualizar as informações sobre a divisão de Aeronáutica da empresa, visitar a linha de montagem dos caças Gripen e assistir a um treinamento da Força Aérea Sueca em operação de dispersão em rodovia. Como chegamos dois dias antes do evento, ainda conseguimos visitar o Museu da Força Aérea Sueca novamente.

O Poder Aéreo participou do evento, aproveitando a nossa sucursal em Portugal.

Na visita à linha de montagem, vimos os dois primeiros caças Gripen F (biposto) da Força Aérea Brasileira, com os números de fábrica 7001 e 7002. Os modelos F em produção já tinham recebido o canopy, deixando-os parecidos com o modelo D.

O 7002, segundo exemplar do Gripen F, estava realizando testes de pressão. O 7001 estava com a montagem bem adiantada. O primeiro voo do Gripen F está programado para 2025.

Vimos também dois Gripen E destinados à FAB, com os números 6037 e 6039. Os Gripen E suecos tinham os números de fábrica 6038, 6040 e 6045. Infelizmente, por questões de segurança derivadas do novo panorama internacional, não foi permitido fotografar as aeronaves desta vez.

Foi informado que os Gripen E da Força Aérea Sueca já estão sendo montados com os novos elevons, enquanto os brasileiros só deverão receber a modificação no Brasil.

Com relação às datas das próximas entregas de caças ao Brasil, foi dito que somente a FAB pode dar a informação.

Dados interessantes sobre a produção dos Gripen E: 35 km de cabos, 300 metros de tubulações e 17.000 partes! A linha tem capacidade máxima de produção de 20 a 25 aeronaves por ano.

Vamos apresentar em próximas publicações as principais informações e imagens obtidas durante esta Press Trip.


* O editor viajou à Suécia a convite da Saab.

wpDiscuz