Segundo o site Zona Militar, o Chefe do Gabinete de Ministros da Argentina, Nicolás Jose Posse, confirmou que a Fuerza Aerea Argentina (FAA) está em discussões para a aquisição de KC-135 dos Estados Unidos.

Os atuais KC-130H da FAA com seu sistema de cestos são incompatíveis para essas operações com os caças F-16, sendo necessária uma nova plataforma equipada com o sistema “flying boom”.

Segundo Nicolás Jose Posse, estão sendo feitos estudos e esforços para a compra de aeronaves Boeing KC-135, sem especificar versões. As negociações, englobadas na compra de aviões de combate e armas com os Estados Unidos, são discretas.

O KC-135 Stratotanker é uma aeronave de reabastecimento aéreo desenvolvida pela Boeing e operada principalmente pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF). Desde seu primeiro voo em 1956, o KC-135 tem sido um componente fundamental para a capacidade de projeção de força dos Estados Unidos e de seus aliados, permitindo a realização de operações aéreas de longo alcance sem a necessidade de pousos frequentes para reabastecimento.

A primeira unidade de produção, o KC-135A, fez seu voo inaugural em agosto de 1956 e entrou em serviço em 1957. No total, 732 KC-135s foram construídos entre 1954 e 1965, destacando-se como a espinha dorsal das operações de reabastecimento aéreo da USAF.

Veja abaixo, os perfis do operadores atuais de KC-135.

FONTE: www.zona-militar.com

wpDiscuz